Galópolis entra em uma nova fase de sua história a partir deste sábado. Às 10h inaugura oficialmente a primeira fase do Museu de Território, iniciativa pioneira na região Sul ao valorizar e mapear o patrimônio cultural da localidade com a participação ativa da comunidade.
A cerimônia de abertura ocorre no Instituto Hércules Galló, na chamada Casa 2, construída pelo empreendedor italiano em 1908 e restaurada em 2013. É lá que o projeto tem sua largada, a partir da musealização de vários de seus cômodos e da colocação do primeiro tótem-símbolo do Museu de Território - a partir de 2016, essas estuturas devem ser estendidas a outros pontos históricos do bairro, como a antiga Vila Operária, a igreja matriz, a cascata, o Cine Operário, o antigo Lanifício São Pedro, o Círculo Operário Ismael Chaves Barcellos e a praça.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
Idealizado pela museóloga Tania Tonet, o Museu de Território inicia-se com a entrega da Casa 2 devidamente ambientada. Entram aí os chamados "museu exposição" e o "museu ambientação" - neste último enquadra-se a sala de jantar onde Hércules Galló e sua família reuniam-se para as refeições.
Patrimônio histórico
Museu de Território de Galópolis, em Caxias, inaugura neste sábado
Projeto pioneiro na região Sul propõe integração com o cenário histórico do bairro
Rodrigo Lopes
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project