O poeta italiano que dá nome à principal praça de Caxias do Sul terá companhia. Trata-se de Beatrice Portinari, musa inspiradora de Dante Alighieri, que ganha uma escultura em sua homenagem, instalada nesta segunda-feira, na praça. A peça, que tem 1,8 metros e pesa mais de 90 quilos, ficará exposta em um banco próximo da estátua de Dante.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
Enquanto a imagem de Dante fitará Beatrice, a musa terá o olhar direcionado para o horizonte, como se estivesse contemplando a cidade. Ela segura o livro A Divina Comédia nos braços. A peça foi confeccionada pela escultora caxiense Dilva Anuncia Conte, 84 anos, com recursos do Financiarte.
- Eu notei que as pessoas não sabiam quem era Dante. Com uma estátua lá, vai despertar a curiosidade delas, fazendo com que saibam um pouco mais sobre a história de Caxias do Sul - conta Dilva.
A homenagem à Beatrice será entregue oficialmente à comunidade em cerimônia na terça-feira, às 18h30min, na Praça.
A peça é de bronze e devido ao peso expressivo, precisou de um banco reforçado, com barras de metal. Foi montada em distintas etapas: começou a ser produzida na casa da escultora Dilva, com moldes em gesso e preenchimento em pó de mármore, e finalização em bronze em Porto Alegre. Durante este mais de um ano de trabalho, Dilva passou por alguns percalços: precisou lidar com a morte do marido, Othon Conte, e driblar um câncer no intestino. Portanto, a obra tem significado pra lá de especial.
- Fui batalhadora do início ao fim. Mostro para as pessoas que não pode desistir! Além de me superar nesta obra, também homenageio minha mãe, que veio da Itália para cá vencer na vida - lembra.
Beatrice (1266-1290) foi o amor platônico de Dante, descrito no livro com o sugestivo nome de Vida Nova - justamente por ter sido escrito após a morte prematura da amada. Ela foi, segundo alguns críticos literários, a figura histórica que inspirou a personagem Beatriz de Dante e o poema sagrado A Divina Comédia.
Poeta
Escultura da musa inspiradora de Dante Alighieri é instalada na praça, em Caxias
Obra foi criada pela caxiense Dilva Anuncia Conte, 84 anos
GZH faz parte do The Trust Project