O encontro final do Serra em Debate, iniciativa da Gaúcha Serra e Pioneiro para discutir e buscar soluções para os principais gargalos da infraestrutura de transportes da região, será realizado dia 2 de dezembro, próxima quarta-feira, a partir das 14h, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul.
Participe: o que você gostaria de perguntar aos debatedores sobre demandas prioritárias da infraestrutura da região?
Este evento terá a participação, como debatedores, do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, e do secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen.
O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, não participa mas será representado pelo diretor do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos, Eduardo Bernardi. A diretora do Departamento Aeroportuário do Estado, Lígia Barreto, foi convidada, mas não participa alegando problemas de agenda.
Ao lado do mediador do Serra em Debate, Márcio Serafini, estará uma das mais influentes jornalistas do Estado: a colunista de Zero Hora e apresentadora da Rádio Gaúcha Rosane de Oliveira. Também participam do encontro anfitriões: o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, e o presidente da CIC, Carlos Heinen.
As demandas prioritárias definidas nos três encontros regionais realizados em Bento Gonçalves, Nova Petrópolis e Vacaria serão apresentadas e novamente discutidas, agora com a voz de quem tem a responsabilidade de resolvê-las.
Além das questões específicas apontadas nas três regiões, a pauta inclui questões macrorregionais e que também emergem como prioridades em Caxias do Sul, como a concessão do eixo rodoviário formado pela BR-116 e ERS-122 e o Aeroporto de Vila Oliva.
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De estradas inconclusas a falta de outros modais de transporte, a demanda represada na Serra levaria décadas e custaria bilhões para ser resolvida. Assim, o Serra em Debate procurou elencar, entre dezenas de questões relevantes, as prioridades mais urgentes e de maior impacto regional.
Algumas se confundem. A duplicação da ERS-122 e da RSC-453 pressupõe uma solução para os caóticos entroncamentos conhecidos como trevos da Telasul e da Tramontina. A concessão do eixo rodoviário formado pela BR-116 e ERS-122 à iniciativa privada teria como contrapartida a duplicação da subida da Serra entre São Vendelino e Farroupilha.
Outras, aparentemente, se sobrepõem, como os futuros aeroportos em Canela e em Vila Oliva, ainda que os projetos tenham portes distintos.
O mais importante, e grande objetivo do Serra em Debate, é a conjugação de forças para que pelo menos as principais demandas encontrem ressonância e, principalmente, resposta. Essas questões serão encaminhadas a líderes políticos e empresariais e tratadas com detalhes em um caderno especial, que será veiculado no dia 11 de dezembro no Pioneiro.
Infraestrutura
Caxias do Sul sediará última etapa do Serra em Debate
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