O ensaio romântico de seu Manoel Senhorzinho de Moraes, 79 anos, e dona Francisca Gomes de Moraes, foi incentivado pela filha caçula, Flávia, 35, para celebrar os 60 anos de casados dos pais (Bodas de Diamante).
O fotógrafo Victor Daniel Xavier de Moura fez o ensaio e conta que o processo começa com uma conversa, dias antes das fotos, para conhecer um pouco mais sobre a história deles, o que gostam de ouvir, que ano se conheceram. Isso porque as fotos irão contar um pouco do que viveram.
- Eu, como profissional, preciso captar o sentimento deles para que, no dia das fotos, já estejamos amigos e eles confiem no meu trabalho. Eles precisam ficar à vontade, agir com naturalidade - explica o fotógrafo.
Moura também lembra que há diversas diferenças entre fotografar jovens e idosos.
- É preciso ter cuidado, pois tem alguns idosos, como o seu Manoel, que tem um problema em uma das pernas e ele não pode ficar muito de pé. Então, foi preciso tirar as fotos rapidamente, ele descansar um pouco e, só depois, retomávamos o trabalho. E assim, o processo era repetido diversas vezes - diz.
Outra característica importante é que, no tempo deles, não era "normal" sair beijando na boca na frente de outras pessoas, então o beijo na testa ou no rosto é sinônimo de respeito.
Em busca do nu na terceira idade
O fotógrafo caxiense Alessandro Ruaro trabalha há 20 anos e se especializou em retrato. Ele busca homens e mulheres em diferentes faixas etárias para realizar uma prática muito antiga e usada no passado por pintores: o retrato nu.
De acordo com Ruaro, a terceira idade ainda é um passo a alcançar.
- Já fotografei uma prostituta de mais de 50 anos e tenho algumas pessoas mais velhas se aproximando, mas ainda não efetivei - explica.
Conforme o fotógrafo, a nova geração trata com maior naturalidade o nu, mas o trabalho que já desenvolveu tem aberto portas para quebrar esse tabu.
- Também fotografo homens, geralmente amigos. Iniciei com um projeto chamado Naked Friends em 2011. Meu trabalho tem muito a desmistificar, fotografando pessoas de todos os estilos - acrescenta.
Para saber mais sobre os ensaios produzidos por Ruaro, acesse a página do fotógrafo no Facebook.
Perdeu alguma matéria da Melhor Idade? Clique e veja tudo sobre a série!
Projeto Xô, Cadeira de Balanço
Normalmente trabalhando com crianças, o cirurgião pediátrico Carlos André Tarrio Gandara, fotografou alguns personagens da terceira idade para a revista Pensar (Unimed).
Fotógrafo amador nas horas vagas, Gandara costuma fotografar a natureza, as paisagens e os animais, mas, quando surgiu o oportunidade do projeto,foi em frente e o batizou de "Xô, Cadeira de Balanço". Isso porque os idosos fotografados não ficam em casa vendo a vida passar, mas eles têm muito a nos ensinar.
- Não me preocupei com a qualidade da luz, eu queria a espontaneidade do momento - diz.
Melhor idade
Casal comemora Bodas de Diamante com ensaio fotográfico
Homenagens e recordações sensibilizam fotógrafos de todo o país a retratar idosos em momentos que mostram a história de vida deles
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: