Vinte irmãs carmelitas, de 19 a 93 anos, vivem em clausura, com voto de pobreza, em uma comunidade pequena porém unida em Caxias do Sul. O Carmelo Menino Jesus existe desde 1951 e pode acolher até 21 religiosas. Só saem de lá em ocasiões especiais: moram bairro Panazzolo e passam o dia em oração. Estes rituais que repetem diariamente foram ensinados por Teresa de Ávila, santa padroeira de Caxias que completa aniversário de 500 anos neste mês. As irmãs do Carmelo Menino Jesus, portanto, executam fielmente os ensinamentos espirituais da santa. Ao se tornar religiosa, aos 20 anos, Teresa implantou grupos menores, que não deixam os carmelos, e que partilham o estilo de vida simples.
- Santa Teresa fundou uma nova ordem dentro dos carmelos, mantendo a essência, mas implantando um novo jeito de ser carmelita, que é como somos: todas devem se conhecer, se amar e se ajudar, como uma família - afirma irmã Teresa de Jesus, madre superiora do Carmelo Menino Jesus.
Para lembrar o porquê a santa é considerada nossa padroeira, Caxias vive neste fim de semana programação especial. Quando os imigrantes italianos elegeram Santa Teresa como padroeira municipal em 1884, desconheciam a trajetória da religiosa. Só queriam agradecer a imperatriz Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II, pelas terras recebidas na colonização. Ao escolher Santa Teresa de Ávila, mesmo sem saber, fizeram uma grande homenagem à imigração:
- Ela tem muito em comum com o povo daqui. Gente de fé e de muito trabalho. Santa Teresa afirmava que a mística perdia o valor se não houvesse ação. Porque somente com teorias, sem prática, não se colheriam frutos.
A afirmação é do padre Oscar Chemello, pároco da Catedral, onde estão expostas três imagens da padroeira, além de pinturas. Uma delas é histórica, com mais de 100 anos e esculpida por Michelangelo Zambelli. Ela não é tão fiel à imagem da santa, já que usa cordão na cintura e não está de escapulário. Mesmo assim, é peça importante da história da cidade.
- Ela tem um pouquinho de Santa Clara, devido ao cordão. Mas não tem importância: é ótimo, é maravilhoso que Caxias do Sul tenha a escolhido como padroeira - elogia a irmã Teresa.
PROGRAMAÇÃO
Sábado
Carreata e benção da cidade no monumento de Santa Teresa:
Saída às 10h do estacionamento da prefeitura até o Monumento de Santa Teresa, localizado na Rotatória Perimetral Sul - BR 116.
Benção solene às 11h.
Domingo
Missa dos Cantares às 19h, na Catedral, presidida por Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre, com animação do coral da Catedral.
Fé católica
Irmãs carmelitas vivem espiritualidade da padroeira de Caxias, Santa Teresa
Fim de semana terá programação especial para homenagear 500 anos da santa
GZH faz parte do The Trust Project