No aniversário de 125 anos de Bento Gonçalves, sabe-se que os 113.287 bento-gonçalvenses não se intimidam quando o assunto é empreendedorismo. Polo industrial e moveleiro, e agora também líder no turismo, Bento é um dos três destinos indutores do Estado, eleito pelo Ministério do Turismo, sendo o principal enoturístico do país.
Leia as últimas notícias do Pioneiro
Estimativa da prefeitura é que 1,3 milhão de turistas tenha visitado a Capital Nacional do Vinho em 2014 - e o dólar nas alturas só tem contribuído para que o número de visitantes cresça, garante o secretário de Turismo, Gilberto Durante, já que intimida viagens ao exterior. A crise econômica nacional, portanto, não tem impactado este setor. Somente no Vale dos Vinhedos foram quase 400 mil turistas no ano passado - e a expectativa é que esta marca já tenha sido atingida em 2015. A Secretaria de Turismo de Caxias do Sul estima que 289 mil turistas passem pelo município anualmente.
É claro que o papel das administrações municipais foi decisivo para a articulação do turismo local, com implantação de políticas públicas, mas quem de fato tomou frente diante deste processo são empresários que se tornaram referências de lideranças. O que aconteceu dali em diante é fruto do trabalho de pelo menos um empreendedor de cada um dos quatro distritos de Bento, que convenceu os vizinhos que receber bem o turista (o que já está no DNA do povo serrano) poderia se tornar bastante lucrativo.
Famílias comandam os Caminhos de Pedra
Exemplo
Força dos empresários impulsiona o enoturismo em Bento Gonçalves
Município atrai 1,3 milhão de turistas por ano
GZH faz parte do The Trust Project