O selo alusivo ao Marco Zero da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul foi apresentado na manhã desta quarta-feira, em Farroupilha. Além de homenagear os 140 da Imigração Italiana na Serra, o objetivo é identificar a cidade como a terra dos imigrantes e seus descendentes. O prefeito Claiton Gonçalves se mostrou empolgado ao falar sobre a marca durante reunião que abordou uma viagem de missão comercial a Itália, realizada de 22 de setembro a 2 de outubro, e outros assuntos.
- Farroupilha pode ter muitas marcas, pode ser gaúcha pelo nome, pode ser a terra da malha, do calçado, do polo plástico, do moscatel. Mas o que nos caracteriza mesmo é o que está na língua de quem tem raiz aqui, a história ligada ao velho mundo. Essa é a nossa marca, de sermos uma cidade com relação italiana muito forte - resumiu o prefeito.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Leia mais sobre os 140 anos da imigração italiana no RS
O selo foi criado pelo Departamento de Comunicação da prefeitura. A cor azul ao centro e nas bordas onduladas representa o mar em movimento e também o caminho percorrido pelos imigrantes entre os portos da Itália e do Brasil. O verde, o branco e o vermelho, cores da bandeira italiana, nascem na Europa e marcam um ponto no novo continente. Ao centro, a imagem vazada do monumento sobre as cores da bandeira italiana representa a confirmação centenária da imigração no Estado, além do marco zero em Nova Milano, distrito de Farroupilha.
- Essa marca foi muito apreciada na Itália. A deputada Renata Bueno (representante do Brasil no Parlamento Italiano) achou maravilhoso e pediu o selo pra colocar em seu gabinete. Quero desafiar quem tem raiz na cidade, que coloquem esse selo nas caixas dos produto, numa garrafa de vinho, nos contêineres para valorizar essa identidade - pede o prefeito.
A imagem é de domínio público e será disponibilizada no site da prefeitura (www.farroupilha.rs.gov.br). O prefeito também aproveitou para divulgar a medalha comemorativa aos 140 anos da imigração.
- A presidente Dilma Rousseff já recebeu assim como o presidente da Itália Sérgio Mattarella. Vamos entregar essa medalha para a rainha da Festa da Uva (Rafaelle Furlan) e para o governador José Ivo Sartori - revelou Claiton.
O selo e a medalha foram instituídos por meio de lei municipal.
Italianos da Serra
Farroupilha apresenta selo do Marco Zero da Imigração Italiana no RS
Proposta é que instituições e empresas incorporem e divulguem imagem
GZH faz parte do The Trust Project