O secretário de Administração de Bento Gonçalves, Rafael Paludo, foi exonerado na terça-feira. O município é investigado pelo Ministério Público por suspeita de fraude em licitação para contratar empresa para realizar o concurso público municipal.
O Ministério Público Estadual realizou diligências na Secretaria Municipal de Administração na terça, ação que faz parte da Operação Cobertura, que investiga 40 concursos públicos em seis cidades gaúchas.
Leia as últimas notícias
Segundo o procurador geral de Bento, Sidgrei Spassini, a prefeitura não nomeou nenhum candidato aprovado no concurso investigado. Assim que o município soube das suspeitas sobre o processo seletivo, realizado em março, optou por não homologar o resultado.
- Até onde a gente sabe, não teria outros servidores envolvidos. É um ato isolado dele (ex-secretário Rafael Paludo) em benefício dele - afirma Spassani.
A prefeitura divulgou nota onde afirma colaborar com o Ministério Público nas investigações, "demonstrando seu compromisso com a verdade, a transparência e a boa gestão pública".
Até a manhã desta quarta-feira, o Pioneiro não havia conseguido contato com o ex-secretário Rafael Paludo.
A Operação cumpriu seis mandados de prisão preventiva e 19 de busca em Porto Alegre, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Estância Velha, Bento Gonçalves e Jacuizinho. De acordo com o Ministério Público, um grupo de sete empresas, que fazem seleção na área de recursos humanos, combinava preços e estabelecia um rodízio para que uma delas vencesse a licitação. O grupo atuava desde 2010. Os crimes investigados são fraude em licitação, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.
O que diz a prefeitura de Bento Gonçalves, por meio de nota
"Mantendo sua postura de colaboração com o Ministério Público, a administração municipal anuncia que não homologará o concurso público de março de 2015 até que todos os fatos envolvendo a Operação Cobertura sejam esclarecidos. A ação investiga 40 concursos realizados em diversas cidades gaúchas.
Para auxiliar nas investigações, a administração também aceitou o pedido de afastamento do secretário Rafael Paludo. A iniciativa tem o objetivo de facilitar as investigações e dar tranquilidade para que todas as circunstâncias sejam elucidadas.
A administração municipal segue contribuindo com os órgãos competentes, demonstrando seu compromisso com a verdade, a transparência e a boa gestão pública."