Aproximadamente 400 alunos das escolas estaduais de Caxias do Sul protestam contra o parcelamento dos salários dos servidores do Estado na manhã desta sexta-feira, segundo os organizadores da manifestação. Por volta das 9h, os estudantes começaram a chegar na Praça Dante Alighieri. A manifestação teve início às 10h, como previsto, e deve terminar próximo ao meio-dia.
Confira a situação das escolas estaduais em Caxias do Sul
Com o apoio de um carro de som, os alunos carregam faixas e cartazes com frases como: "Dilma e Sartori: menos dinheiro para os empresários e mais e educação". Após a concentração na praça, os estudantes caminharam pela Avenida Júlio de Castilhos até a sede da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE). O trânsito ficou interrompido no sentido Centro-Cinquentenário. Leia as últimas notícias do Pioneiro
- O evento foi criado em solidariedade aos professores, mas é democrático. Por isso algumas pessoas optam por protestar contra o Estado ou o governo Federal - diz a estudante do colégio Henrique Emílio Meyer, Gabriela Rodrigues.
O estudante Artur Vieira acompanha colegas do Colégio Imigrante. Assim como outros participantes, o grupo veio caminhando até o centro. Há alunos que representam cerca de 10 escola do município no protesto.
A greve completa cinco dias nesta sexta-feira. Os servidores vão decidir hoje o futuro da mobilização, mas a tendência, segundo a Federação Sindical dos Servidores Públicos (Fessergs), é de que as categorias continuem paralisadas até o dia 11, data em que está programado o pagamento da segunda parcela do salário do funcionalismo estadual.