É a prece em voz baixinha antes das refeições, o olhar atento de quem cuida da saúde das pessoas, o jeito carinhoso de falar sobre a Festa da Uva. Rafaelle Galiotto Furlan é oficialmente soberana. Na primeira manhã como rainha da maior festa comunitária do Estado, cercou-se de quem mais torceu por ela. A família Galiotto Furlan vive um sonho. Os pais, o representante comercial Ivan Antônio Furlan e a arquiteta Celina Galiotto Furlan, sequer conseguem controlar o choro ao lembrar do desfile da noite deste sábado.
Veja como foi a cobertura ao vivo
Confira uma galeria de fotos da escolha da rainha
Música tema foi apresentada durante a escolha. Escute!
- Ele quase subiu com ela na passarela. Precisei segurá-lo - brinca Celina, referindo-se ao marido.
Os irmãos Daniel, 29, Gabriela, 24 e Filipe, 21, se tornaram grande tietes e rasgam elogios para Lelly, como é carinhosamente chamada. O choro discreto chegou até no namorado Ricardo Diel, que afirma que o coração de Rafaelle é gigante e humilde. São emoções fortes e recentes, que não sairão da cabeça da jovem médica tão cedo.
- Chegamos em casa às 4h e conversamos por mais uma hora lembrando como foi a noite. Antes de colocar um abrigo confortável, disse para minha mãe: me deixa olhar no espelho com o vestido e a coroa? - conta.
De fato, Rafaelle tem muito para relembrar. Foi a 18ª candidata a subir na passarela, ao som da música Tormento D'amore, interpretada por Agnaldo Rayol e Charlotte Church, tema da novela Terra Nostra. Trajava um vestido dourado, cor de realeza. Nos pés, salto de 10 centímetros, já que seus 1,73 metros de altura colaboram para o porte majestoso.
Mesmo assim, não foi tarefa tão simples suportar o peso do traje, que ultrapassava 10 quilos. Mas Rafaelle não reclama: por enquanto, sequer cansaço consegue sentir, mesmo após menos de três horas de sono.
- Naquele momento, a sensação era de ter feito meu melhor. Tanto durante o pré-concurso, tanto com os jurados -afirma.
Ao corpo de jurados, Rafaelle afirma ter respondido a perguntas diferentes. O senador Paulo Paim, por exemplo, a questionou sobre o Mais Médicos, programa do governo federal. Também precisou discorrer sobre a crise econômica do país ou até apresentar a Festa da Uva para turistas, entre outras questões.
- Foi uma sequência muito rápida de perguntas em 10 minutos-avalia.
Logo que Rafaelle ocupou o palco para se pronunciar, chamou a atenção: ao saudar o público com 'boa noite comunidade caxiense', recebeu um 'boa noite' da plateia, em alto e bom tom, inédito até então. A torcida agitou de verdade quando Rafaelle jogou beijos - o que os deu o prêmio de torcida mais organizada, com animação até da personagem Dona Bastiana.
Quando Renata Fan e Evandro Fontana, apresentadores da noite, anunciaram as duas princesas, Rafaelle vibrou. Confessa que disse baixinho 'como queria estar aí'. Ao escutar seu nome, deu um passo a frente automaticamente. Mas precisou que a candidata Sílvia Cioato traduzisse o momento:
- Ela me disse: vai lá, é você! Eu fiquei em estado de choque. Só consegui agradecer e honrar a promessa de quebrar o protocolo e chamar as meninas para um abraço coletivo, conforme prometemos ao longo do concurso.
O momento é de agradecer. Bastante católica, a família se reuniu no café da manhã e como costuma, rezou antes de comer. Nas preces, o muito obrigada pela bênção do reinado de Rafaelle.
- Ele sim é soberano e sabe o que é melhor. Se Deus quis, serei a rainha com todo amor - afirma.