As 20 candidatas ao título de rainha da Festa da Uva se tornarão oficialmente embaixatrizes em evento na noite deste sábado. A partir das 19h30min, as meninas recepcionarão o público no Filó das Embaixatrizes, que ocorre no Centro de Eventos, nos Pavilhões. Mais de duas mil pessoas são esperadas. Apenas 100 ingressos estarão à venda na hora, ao preço de R$ 30. O restante dos convites foi comercializado. Quem cuidará da recepção do público é o grupo de filó de Forqueta, junto com Dona Gema Dal Cero, famosa personagem da cidade. Logo na entrada, será distribuído quentão.
Será nesta noite que as candidatas receberão a faixa e tiara que usarão até o dia da coroação, em 5 de setembro. É uma peça desenhada pela jovem Luísa Diana Valentini, 12 anos, que mora em Loreto, comunidade de Forqueta. Luísa será homenageada nesta noite, já que desbancou 2,5 mil trabalhos de escolas do município. A fabricação da joia ficou a cargo da empresa Polijoias, de Guaporé. As embaixatrizes de 2014, acompanhadas do trio de soberanas Giovana Crosa, Karina Furlin e Gabrielle Debastiani, colocarão a tiara na cabeça das candidatas. É o ponto alto do evento, que será marcado pela descontração e pela farta gastronomia.
Infográfico: conheça as candidatas a rainha e princesas da Festa da Uva 2016
ENQUETE: vote na sua candidata preferida
A noite será uma amostra do jeitão colonial que ainda persiste em Caxias do Sul. Isso porque os distritos se encarregarão de pôr à mesa pratos típicos e guloseimas como polenta mole com molho, polenta brustolada, grostoli, pão colonial, salame, queijo, galeto, salsichão, entre outros. Também haverá jogos de bodega, como mora e quatrilho, e artesões trançando vime e palha, além de tricotar crochê. Haverá venda de produtos típicos. Suco de uva e vinho serão servidos à vontade. Pelo menos 150 moradores do interior se envolverão com essas tarefas.