As primeiras tratativas para a criação de um convênio entre a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Faculdade Murialdo para serem parceiras no plano de ação da Política Municipal de Proteção Animal foi iniciada nesta semana pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Caxias.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
As duas instituições possuem os cursos de medicina veterinária e projetam a construção de hospitais veterinários. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Adivandro Rech, que preside a comissão encarregada de deliberar sobre ações públicas que possam melhorar as condições dos animais do município, a busca por parcerias é decisiva para a solução dos atendimentos.
- Contar com a estrutura dos hospitais é fundamental, principalmente nos casos de alta complexidade. Em um prazo mais curto, a UCS acenou com a possibilidade de firmar parceria com a reestruturação de um ônibus, antes utilizado no projeto Cidadão do Século XXI, para a realização de serviços clínicos aos animas de rua. A viabilização deste projeto vai depender de um laudo que ateste as condições atuais do veículo- explica Rech.
O vice-diretor da Faculdade Murialdo, padre Raimundo Pauletti, também viu como positiva a proposta de parceria, principalmente para os animais acidentados.
- Este tipo de parceria fomenta o ensino e atende os animais de rua - disse Pauletti.
Uma nova reunião da Comissão está agendada para o dia 27 de agosto, na qual deve ser apresentado o projeto de lei a ser encaminhado à Câmara de Vereadores, definindo a Política Municipal de Proteção Animal.
Cães e gatos
Prefeitura quer ajuda de instituições de ensino para atender animais de rua em Caxias
As duas instituições contam com cursos de medicina veterinária
GZH faz parte do The Trust Project