Nesta quinta-feira, entram em operação as novas lombadas da BR-116, instaladas entre Vacaria e Caxias do Sul. No entanto, nem todos os 27 equipamentos começam a multar na data anunciada no mês passado. Os controladores dos bairros São Ciro, Jardim Eldorado e Galópolis, em Caxias do Sul, devem ser reposicionados, atrasando o início da operação.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
No bairro São Ciro, os equipamentos serão reposicionados porque estavam próximo à passarela de pedestres. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit), isso aconteceu porque a localização dos equipamentos foi definida antes da construção da passagem.
De acordo com o chefe da 5ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Alfonso Willembring Júnior, os equipamentos do São Ciro já foram retirados. No sentido São Marcos-Caxias, serão recolocados próximo à Igreja do bairro, onde ocorreu um atropelamento na noite desta segunda-feira. No outro sentido, os controladores ficam próximo ao acesso à Agrale.
A lombada prevista para o km 162 será transferida para a área urbana de Galópolis. Já o controlador instalado próximo ao semáforo, no Jardim Eldorado, vai para as proximidades do acesso ao bairro, de acordo com a PRF.
A orientação é que os motoristas prestem atenção aos limites de velocidade, pois alguns controladores já podem multar. Todos os equipamentos instalados devem ser auferidos pelo Inmetro e entrar em funcionamento até esta quinta-feira.
De acordo com Willembring, a velocidade-limite nos controladores é de 50km/h, com exceção de Santa Corona, onde o equipamento multa quem passar acima de 40km/h. Nos outros trechos da rodovia o limite de velocidade é 60km/h.
Trânsito
Lombadas eletrônicas entram em operação nesta quinta-feira na BR-116, em Caxias
No bairro São Ciro, os equipamentos serão reposicionados porque estavam próximo à passarela de pedestres
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: