É com jeito delicado e voz suave que Juliana Moreira Lopes apresenta-se como uma das 20 meninas que sonham em ser rainha da Festa da Uva. Pela primeira vez, uma candidata representa um segmento religioso na competição. Juliana se orgulha: é fiel da igreja Deus é Vida, comparecendo pelo menos quatro vezes semanais no templo - exceto nesta época de pré-concurso, quando se esforça para ir a dois encontros semanais.
Veja mais fotos da candidata
Natural de Joinville, Santa Catarina, chegou a Caxias com pouco mais de um ano de idade. Desde lá, vive com a mãe, os três irmãos e o padrasto no Loteamento Portinari, no bairro Cruzeiro. Foi ali que cresceu de um jeito moleca. Gostava de jogar futebol, de montar barraquinhas do lado de fora de casa e brincar com os vizinhos. Diz que esse tipo de brincadeira foi fundamental para moldar seu jeito simples e humilde.
- O pré-concurso tem me ensinado a me comportar como mulher, deixar de ser uma menina. Mudei bastante, e fico feliz - afirma.
Infográfico: conheça as candidatas a rainha e princesas da Festa da Uva 2016
ENQUETE: vote na sua candidata preferida
A mudança começa já no jeito de se vestir: se antes andava pelas ruas de Caxias de tênis, agora equilibra-se de salto alto. Aprendeu a maquiar-se, a improvisar penteados: lições que sonha um dia em colocar em prática em um salão de beleza, que gostaria de abrir. Isso por enquanto está apenas nos planos, porque o foco está no pré-concurso. Quando foi convidada por um pastor após um culto de louvor para representar sua classe religiosa, ela até imaginou que seria difícil passar por essa etapa.
- Mas vou agarrar essa oportunidade e aprender tudo o que eu posso. É como se eu vivesse um sonho.
Juliana gosta de cantar música gospel, de vestir roupas mais comportadas e de se exercitar com caminhadas. Ela representa a Federação Gaúcha de Ministros Evangélicos (Fegame).
Candidata
Festa da Uva de Caxias: conheça Juliana Moreira Lopes
Ela representa a Federação Gaúcha de Ministros Evangélicos (Fegame)
GZH faz parte do The Trust Project