O governo do Estado avalia a criação de um ramal ligando a Serra à futura Ferrovia Norte-Sul, que ainda não começou a ser construída. A intenção do secretário de Transporte do Estado, Pedro Westphalen, é montar um grupo de trabalho para a reativação de diversos pontos da malha férrea que hoje estão desconectados, incluindo a da Serra.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A Ferrovia Norte-Sul teve a construção no Estado confirmada semana passada pelo ministro dos transportes, Antônio Carlos Rodrigues. Segundo Westphalen, a ideia inicial é utilizar a malha já existente na região e o projeto já está em discussão com o ministério.
Segundo a Secretaria dos Transportes, o sistema ferroviário está, inclusive, previsto no programa de concessões do governo federal. Além de novas concessões, o governo federal estuda com as atuais concessionárias a expansão da malha. No Rio Grande do Sul as ferrovias são administradas pela América Latina Logística.
A Ferrovia Norte-Sul vai passar por 29 municípios gaúchos, entre eles Frederico Westphalen, Cruz Alta, Santa Maria e Cachoeira do Sul, até o porto de Rio Grande. O investimento previsto é de R$ 8,7 bilhões.