A espera da neve deixa as pessoas eufóricas, ainda mais quando se trata de uma criança. Muitos eram (praticamente) bebês em 2013, quando nevou pela última vez, em Caxias do Sul. Porém, a imaginação corre solta. Os programas de TV ajudam para que, mesmo de longe, eles saibam do que se trata.
Quando os flocos começam a cair, mesmo os adultos fazem transparecer aquela criança que há guardada em seu coração. Em certa ocasião, em um dia muito frio, mas sem previsão de neve, um colega e sua noiva, ambos de fora da cidade, estavam experimentando o frio da Serra Gaúcha, inclusive com direito a foto nas redes sociais. Com suas luvas e cachecóis, os dois sentiam o vento gélido, mas transpareciam felicidade. Isso porque estavam a experimentar algo novo.
E se a neve não vem, dá-se um jeito. Em um shopping da cidade foi instalada uma pista de patinação no gelo, na qual pessoas das mais variadas idades tentam se equilibrar nos patins. Era a primeira neve vista de perto para muitos deles, notava-se pela pouca idade. Dentre eles, havia um garoto que chegava a se rolar e até experimentou o gelo do chão para ter a certeza de que se tratava de neve.
Todos estão ansiosos para brincarem nas ruas e avistarem os telhados branquinhos. O desejo também vem embalado para montar os bonecos de neve. Nos últimos anos, nos contentamos apenas em vê-la cair, como se fosse chuva congelada. Mas existem dados que confirmam o acúmulo de gelo pela cidade, como os mais velhos devem lembrar - 1918, 1942, 1965, 1994 -, e há quem afirme que a de 2013 superou a de 94.
Mas o inverno está apenas começando e quem sabe caxienses e turistas terão a oportunidade de sentirem os flocos de neve caírem em seu rosto...
Crônicas de inverno
Márcia Dorigatti: todos estão ansiosos para brincarem nas ruas e avistarem os telhados branquinhos
Há quem afirme que a neve de 2013 superou a de 1994
GZH faz parte do The Trust Project