Irma Overlock acaba de lançar a campanha Adote um Buraco. A costureira clama que a população abrace a ideia antes que o Daer, aquela entidade invisível, se materialize em Caixinhas e monopolize todos os buracos.
A adesão é simples: você escolhe um buraco e, três vezes ao dia, despeja dentro dele meia dúzia de pazadas de pó de brita. Detalhe relevante: vá de botinhas para socar a brita no buraco. Caso você não calçar botinhas, terá de comparecer ao buraco adotado cinco vezes ao dia para repor a brita.
Irma reforça os aspectos afetivos, sentimentais e educativos da campanha:
- Você precisará tratar bem seu buraco. Nada de adotá-lo e depois abandoná-lo ao deus-dará. Lembre sempre que o Daer ronda a área e pode tomar o buraco para si, o que seria uma calamidade irreparável.
A costureira prevê adesão maciça da população à campanha.
Irma teme, inclusive, que muitos munícipes fiquem frustrados porque não haverá buracos suficientes para adotar. A solução, porém, já está à mão: basta estender a campanha às ruas e avenidas de Caixinhas que ninguém ficará sem buraco.
- Aí vai faltar gente para adotar buracos - alertam as amigas.
Outro transtorno facilmente contornável: Irma permitirá que cada cidadão adote mais de um buraco.
- Não seria justo deixar algum buraco sem adoção, órfão de cuidados, de companhia, de carinho.
Se vamos fazer campanha, que façamos uma campanha decente. Nada de repetir as operações tapa-buracos que o Daer vive ameaçando fazer só para criar falsas expectativas.
Irma fez tudo direitinho para que a campanha dê os resultados esperados.
A patrulha rodoviária prometeu auxiliar na segurança e uns amigos fortões vizinhos do atelier montarão guarda no pé da serra para evitar que o Daer suba até os buracos e frustre a população.
Umas amigas da costureira anunciam que darão um toque pessoal aos buracos que adotarão. Uma amiga vai customizar o buraco com restos de carros; outra pretende abrir uma borracharia dentro do buraco para facilitar o socorro.
- Xô, Daer! Não venha se intrometer nos nossos buracos - fazem coro as adeptas da campanha Adote um Buraco.
Opinião
Gilberto Blume: Irma Overlock lança a campanha Adote um Buraco
Irma fez tudo direitinho para que a campanha dê os resultados esperados
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: