Se a Festa da Uva é o evento da comunidade, as meninas que almejam o posto de rainha sabem como se aproximar do povo. Costumes italianos foram facilmente desvendados pelas 20 candidatas em tarde descontraída, a convite do Pioneiro. Elas mostraram que não enfrentam dificuldade em reproduzir atividades comuns aos nossos nonos: se saíram bem nas provas criadas pelo Pioneiro na brincadeira Corrida à Coroa, uma espécie de gincana com testes que exigiram habilidade manual e intelectual das meninas, todas ligadas às práticas italianas.
GALERIA DE FOTOS: confira imagens da gincana
E não foram só as meninas que entraram na brincadeira. Contaram com ajuda nobre (e profissional) para executar as tarefas: mães e avós de Forqueta. São mulheres com experiência e paciência para ensinar mais sobre o universo italiano às meninas que desejam sair dos Pavilhões na noite de 5 de setembro coroadas.
INFOGRÁFICO: conheça as candidatas a rainha e princesas
ENQUETE: vote em quem você acha que deve ser a rainha da Festa da Uva de 2016
Não foi necessária muita apresentação entre as duas turmas. Logo que chegaram, as candidatas se misturaram às mães Nelci Pedron Teixeira, 76 anos, Marlene Maria Perottoni, 60 anos, Marlene Ggarabotto Isoppo, 58 anos, Juvelina Broilo Cappelletti, 71 anos, Clélia Cappelletti Pegalin, 66 anos e a famosa Gema Dal Certo, 69 anos. Entre beijos e abraços, seguidamente surgiam perguntas feitas pelas nonas, como por exemplo:
- Tu é de qual comunidade? Eu te conheço de algum lugar? Eu sei quem é tua mãe!
A animação da tarde ficou por conta do gaiteiro Ademir José Conterato, 62 anos. As tarefas cumpridas pelas meninas foram observadas de perto pelas nonas. Elas cozinharam polenta, responderam a um questionário com expressões em talian, aprenderam a fazer dressa com dona Gema, amassaram, cortaram e fecharam os agnoline. O gaiteiro Conterato puxou a cantoria em italiano.