O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) avalia realizar um aditivo em um contrato do Crema/Serra para o restauro da ponte sobre o Rio das Antas na BR-470, na Serra. Em janeiro, técnicos do Daer constataram que a Ponte dos Arcos, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, apresentava danos na estrutura das cabeceiras.
Em uma delas, há sinais de impacto no concreto, enquanto na outra foi constatada oxidação da armação metálica. Por causa disso, a velocidade na época foi reduzida de 60km/h para 30km/h. Em seguida, uma avaliação foi realizada para conferir se a capacidade, de 36 toneladas, precisaria ser reduzida, mas isso não foi necessário.
Agora, o Daer estuda incluir no Crema/Serra, que está sob gestão do departamento, as obras para restauro da estrutura. Enquanto isso, desde a semana passada placas informam a proibição de caminhões Bitrem e acima de 36 toneladas entre o quilômetro 177,8, em Veranópolis, e o quilômetro 209, em Bento Gonçalves. Embora os problemas não sejam graves, a medida é para preservar a ponte, inaugurada em 1952 e que não foi projetada para caminhões do tipo.
De acordo com o comandante da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Serra, Alfonso Wilembring, a proibição vale para todo o trecho sinalizado. Veículos que excederem os limites serão autuados em R$ 80 e obrigados a retornar. Esses veículos devem utilizar a ERS-129 e a ERS-130, entre Casca e Lajeado e a RSC-453, entre Lajeado e Garibaldi. Os Bitrem podem seguir apenas se desacoplarem uma das carretas.
Para se ter uma ideia, uma carreta dentro dos limites de peso, segundo Alfonso, pode chegar a 47 toneladas. A proibição, inclusive, já existia, mas passa a valer oficialmente a partir da instalação das placas. Isso porque a PRF somente pode fiscalizar se os motoristas estiverem informados.
Serra Imobilizada
Daer avalia contrato para restauro da ponte na BR-470, entre Bento Gonçalves e Veranópolis
O departamento deve realizar um aditivo em um contrato do Crema/Serra
GZH faz parte do The Trust Project