As meninas que concorrem ao título de rainha da Festa da Uva participaram de uma gincana de costumes italianos na tarde da quinta-feira. A convite do Pioneiro, as 20 meninas cozinharam polenta, responderam a um questionário com expressões em talian, aprenderam a fazer dressa com dona Gema, amassaram, cortaram e fecharam os agnoline.
GALERIA DE FOTOS: confira imagens da gincana
As responsáveis por ajudar as meninas são moradoras de Forqueta, e foram muito bem tratadas pelas jovens candidatas. Nelci Pedron Teixeira, 76 anos, Marlene Maria Perottoni, 60 anos, Marlene Ggarabotto Isoppo, 58 anos, Juvelina Broilo Cappelletti, 71 anos, Clélia Cappelletti Pegalin, 66 anos e a famosa Gema Dal Certo, 69 anos, avaliaram no término de cada atividade se as jovens se saíram bem. O resultado final? As mães de Forqueta deram nota 10 para as meninas.
INFOGRÁFICO: conheça as candidatas a rainha e princesas
ENQUETE: vote em quem você acha que deve ser a rainha da Festa da Uva de 2016
Se preparar polenta não era novidade para as jovens, comer muito menos. Elas se mostraram fãs da comida. Até mesmo as que não pareciam familiarizadas exibiram bastante disposição para, literalmente, colocar a mão na massa. Um revezamento permitiu que todas as candidatas participassem do preparo da polenta. Enquanto algumas misturavam os ingredientes na panela, as colegas torciam do lado de fora da cozinha, com direito a grito de guerra e coreografia para a música Bella Polenta. O clima de descontração revelou a amizade que se constrói diariamente por ali.
Não houve mistério no preparo da polenta. Se ficavam em dúvida sobre a quantidade da farinha, por exemplo, as avós esclareciam. O prato levou pouco mais de uma hora para ficar pronto. As vós de Forqueta serviram a polenta com molho preparado na comunidade. Até o presidente da Festa, Edson Néspolo, provou o prato.
- Eu dou nota 10 para vocês! Ficou uma delícia - avaliou a cozinheira Nelci Pedron Teixeira, 76 anos.
Elas também espicharam a massa do agnoline, cortaram em fileiras e preencheram com recheio. A parte mais trabalhosa para as meninas foi, sem dúvida, espichar a massa com rolo de madeira.
- Elas se cansaram - riu Juvelina.