Com a trégua na chuva, a quarta-feira é dia de consertar buracos que causaram transtornos aos motoristas nas últimas semanas. Em Caxias do Sul, 12 equipes da Codeca com 22 caminhões percorrem a cidade consertando as principais vias.
Leia todas as últimas notícias do Pioneiro
De acordo com o Secretário de Obras, Adiló Didomênico, entre quatro e seis equipes realizam operações de remendo, quando o asfalto é recortado em volta do buraco e uma nova camada é aplicada. As equipes restantes trabalham com tapa-buracos, que costumam ter durabilidade menor. Segundo Adiló, a intenção é agilizar a melhoria das ruas antes da volta da chuva que está prevista para a noite de amanhã.
Entre os principais pontos estão as perimetrais, as ruas Padre Raul Accorsi, Luiz Michelon e Rodrigues Alves, no bairro Cruzeiro, e as ruas Júlio Calegari e Visconde de Pelotas. Consertos definitivos estão previstos para os próximos meses, mas o trabalho constuma levar mais tempo para ser realizado. Além disso, a durabilidade é maior se o asfalto for aplicado a partir de setembro, por causa das altas temperaturas.
Segundo o secretário, as chuvas também podem ter causado danos em galerias da rede pluvial, o que pode causar abertura de novos buracos inclusive em ruas de paralelepípedo. A fila de espera para conserto de iluminação também atingiu 750 pedidos nesta terça-feira, enquanto normalmente há 150. O aumento, de acordo com Adiló, ocorre porque a umidade prejudica o funcionamento das luminárias.
A secretaria também alerta para quedas de barreira em estradas do interior, como a que leva para a Linha 40, que está em meia pista na manhã desta quarta-feira.
Conserto
Após chuva, operação tapa-buracos é realizada em ruas de Caxias do Sul
Segundo secretário, intenção é melhorar as condições de tráfego antes do retorno da chuva, previsto para a noite desta quinta
GZH faz parte do The Trust Project