O Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul promoveu uma mobilização em frente à UBS do bairro Jardim Eldorado nesta quarta-feira solicitando à população auxílio contra a insegurança. Na segunda-feira, um médico foi vítima de sequestro relâmpago ao sair do serviço pouco depois das 9h e teve a caminhonete roubada. Há pouco mais de 50 dias, outro funcionário da UBS foi rendido e teve o seu carro roubado.
Uma reunião na terça-feira entre servidores, Secretaria de Saúde, Guarda Municipal e Brigada Militar definiu que a UBS passará a ter câmeras e os funcionários terão um estacionamento. Conforme o Subprefeito de Ana Rech, Álvaro Giacomet Barreto, uma área contígua ao lado da unidade poderá ser usada para este fim. Ela já pertence à prefeitura e, a partir da confirmação de uso, Barreto estima em uma semana o tempo necessário para que o estacionamento comece a operar, com pouco mais de 20 vagas. Se essa área não for utilizada, um outro espaço atrás da UBS poderá ser destinado a isso, mas com aproximadamente metade da capacidade. Quanto às câmeras, o número de equipamentos a ser instalado está em fase de análise.
Desde quarta, uma patrulha regular da Guarda Municipal circula em frente à unidade. Segundo o Secretário de Segurança, Roberto Louzada, em entrevista ao Gaúcha Repórter da Gaúcha Serra, a cidade tem 183 guardas quando o ideal seria 250. Não há previsão de nomeação de novos profissionais no momento, e o Secretário defende o modelo de patrulha para cobrir os diferentes locais que necessitam da presença da Guarda, entre postos, escolas e prédios do município.