- Ela é majestosa, é a síntese da exaltação e da nobreza.
A historiadora Cleodes Piazza descreve assim a coroa que a próxima rainha da Festa da Uva usará. Cleodes é uma das seis juradas do concurso que escolheu a peça vencedora, no começo do mês. Elaborada pelo designer gráfico e vendedor Elisandro Souza Padilha, 32 anos, a coroa ainda não começou a ser fabricada pela empresa Poli Joias, de Guaporé, mas já está sendo estudada pelos profissionais que lapidarão um dos símbolos mais cobiçados pelas jovens caxienses.
INFOGRÁFICO: conheça as candidatas a rainha e princesas
ENQUETE: vote em quem você acha que deve ser a rainha da Festa da Uva
Padilha emplacou sua obra como vencedora do concurso na segunda tentativa. Em 2013, disputou com 80 trabalhos. Neste ano, superou os 160 concorrentes, em uma competição com nível bastante exigente, garantem os membros do júri. O designer começou a rabiscar o projeto assim que foi divulgado o tema da edição de 2016, Imagens e Horizontes, ainda em abril. Levou pelo menos 15 dias para finalizar o trabalho e, ao saber que mais de 160 pessoas se inscreveram, descartou a possibilidade de ser o grande vencedor, que fatura como prêmio R$ 5 mil.
- Quando recebi a notícia, por telefone, fiquei muito surpreso. Ainda não caiu a ficha, nem da minha família - revela.
A obra do design é uma fiel tradução ao tema da festa. Utilizou ícones caxienses marcantes na composição da coroa, com um jogo de cores em tons dégradé. O Monumento ao Imigrante, por exemplo, está exposto no centro da Coroa _ acima da grande estrela da festa, a uva.
- Observe que os grãos da uva não estão no formato redondo. Eles se encaixam como se fosse em um mosaico, e as cores vão enfraquecendo levemente _ explica.
O rapaz é um dos tantos fãs da Festa da Uva. Admirador da cultura gaúcha, participou de diversos desfiles, junto à família, que também é bastante envolvida com o tema. A mãe de Padilha, artesã, enfeitou trajes de candidatas em edições anteriores, trançando cestas de vime, tipicamente italianas. Portanto, a ideia de ser o autor da joia que irá coroar a nova rainha da cidade, o deixa com frio na barriga.
- É um orgulho e tanto. Nunca imaginei que eu daria uma contribuição histórica para Caxias do Sul. Estou muito feliz - descreve.