A qualificação do transporte coletivo precisa ir muito além da estrutura física a ser oferecida pelas obras do SIM. Precisa chegar ao cotidiano das operações. Somente uma qualidade esmerada em todas as etapas da prestação do serviço poderá conquistar mais passageiros para o sistema, capazes de abrir mão do transporte individual.
Na estação da Bento Gonçalves, por exemplo, a água empoça no corredor, como mostra a foto. Quando o ônibus chega, a água respinga e molha muitos passageiros que aguardam pelo transporte na plataforma. Assim, fica mais difícil abrir mão do conforto do carro, apesar da tranqueira no Centro.
Para o transporte coletivo seduzir o caxiense, a qualidade deve ser muito melhor do que é hoje. Quanto à estação da Bento, uma moradora do Cruzeiro reclama que ela está escura há cerca de 15 dias. Não pode, boa iluminação é o básico. Precisa também de paradas e estações limpas e com boa proteção, prestação gentil e cuidadosa do serviço, sem superlotação e com horários cumpridos. Falta muito.
Opinião
Respingos em estação de ônibus de Caxias prejudicam usuários do transporte coletivo
Qualidade em todas as etapas da prestação do serviço é necessária para conquistar mais passageiros para o sistema
Ciro Fabres
Enviar email