O colega Ciro Fabres deu o merecido parabéns ao Projeto Arvorecer na edição do fim de semana. Devido ao alto grau de interesse que dispenso ao tema ambiental, árvores em especial, peço licença para também falar do assunto.
O Projeto Arvorecer, foi dito, pretende plantar 5 mil árvores em Caxias até agosto. Não importa se 5 mil arvores é muito ou se é pouco. Importa, permitam o pitaco, plantar as 5 mil árvores com critério. E critério, ineditamente, o Arvorecer parece ter. Nada de plantar espécies cujas raízes futuramente vão danificar calçadas e redes subterrâneas ou cujas copas vão interferir nas redes aéreas. Cada rua, cada bairro, cada região possui microclima próprio, particularidades geográficas e de solo apropriadas para algumas árvores e inapropriadas para outras.
Sempre haverá, pois, a árvore certa para cada circunstância, basta analisar bem a situação antes de abrir e fechar o berço com a nova planta.
Respeitar as particularidades de cada lugar ao plantar uma árvore é ter critério. Há anos Caxias acompanha com mais ou com menos indignação podas e cortes. Por certo houve algum descritério nessas operações. Também houve crimes, má fé e alguma tolerância das autoridades. Mas, precisa ser dito, muitas vezes o erro foi de origem: a árvore errada fora plantada no lugar errado. A equivocada combinação só pode resultar em mutilações, supressões. Mais dia, menos dia, a árvore e o ambiente em que ela cresceu exibirão a incompatibilidade e cobrarão providências.
Sobrará para a árvore, claro.
São Paulo radicalizou, mas começa a colher os benefícios de medidas duras implantadas há 10 anos. Em SP a população não pode plantar árvores em espaços público, notadamente em calçadas, porque as chances de o cidadão errar na escolha são enormes. Os paulistanos precisam de autorização oficial para plantar árvores nas calçadas.
A regra tenta disciplinar a urbanização da cidade, com padrões e, de novo, critério.
Outra: São Paulo determinou tamanho mínimo para as árvores que a prefeitura planta nos espaços públicos. A altura das espécies beira os 2 metros, altura que, mostram estudos, a galhada está fora do alcance dos vândalos e a planta tem mais chance de se desenvolver.
Resultado: milhões de árvores plantadas nos últimos 10 anos com perdas menores.
Caxias ainda não alcançou esses requintes, mas está a caminho.
O Projeto Arvorecer tem o mérito de plantar espécies com 1m80cm e, muito importante, envolver a comunidade nas ações.
Em se tratando de natureza, critério é quase tudo.
Opinião
Gilberto Blume: sempre haverá a árvore certa para cada circunstância, basta analisar a situação
Em se tratando de natureza, critério é quase tudo
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: