Um dos méritos da reportagem A Serra Imobilizada, manchete do jornal de ontem, é agrupar, didaticamente, os nós logísticos da região e apresentar soluções para cada caso. Detalhe relevante: a maioria das soluções propostas na reportagem não saiu da mente imaginativa e crítica da imprensa, mas sim de anúncios, promessas e projetos empilhados por sucessivos governos.
Ou desgovernos, caso prefiram.
Outro detalhe: a reportagem focou só em estradas estaduais. A BR-116, explorada por 15 anos por pedágios privados e que não ganhou R$ 1 sequer em obras de fato, não terá duplicação, viaduto, túnel, elevada, terceira pista por pelos menos três anos, tempo do contrato que o governo federal celebrou com uma empresa no questionável programa Crema para restaurar a BR entre Campestre da Serra e Nova Petrópolis.
Falando em Crema, a versão estadual do Crema é um fiasco.
Excetuando o trecho da Rota do Sol entre Caxias e Lajeado Grande, os demais pontos do programa estão atrasados, alguns parados. Não importa, aqui, o motivo do atraso, pois tudo se resumirá, de novo, à burocracia e aos vaivéns entre empresas contratadas e governo, coisa que nenhum de nós admitiria caso contratasse uma empresa para trocar os azulejos do banheiro de casa.
Mas em se tratando do coisa pública, tudo pode.
Já há quase um clamor para o retorno dos pedágios.
Parece mesmo não haver outra saída. A dinheirama que os governos arrecadam mal paga a própria máquina montada sem critérios ao longo de décadas.
Não quero crer, porém, que o governo Sartori apresentará um programa de concessão de estradas tão contrário aos interesses da população quanto aquele apresentado (e aceito pelo deputados) pelo ex-governador Antônio Brito, casualmente do mesmo PMDB que hoje ocupa o Piratini.
O governador Sartori, porém, é tão lento em tomar decisões e tão pouco objetivo no discurso que é bem capaz dele encerrar o mandado, daqui três anos e meio, pedindo que os gaúchos tenham paciência.
Governador, a paciência do gaúcho está esgotada há muito tempo.
Essa impaciência, inclusive, é em grande parte responsável pela sua vitória no ano passado.
Opinião
Gilberto Blume: Governador, a paciência do gaúcho está esgotada há muito tempo
Essa impaciência, inclusive, é em grande parte responsável pela sua vitória no ano passado
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: