Em tempos de escândalos e denúncias, debater o papel da mídia no combate à corrupção é fundamental. Nesta segunda-feira, o assunto foi tema da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). O palestrante, o jornalista Luiz Cláudio Cunha, falou sobre "O papel do Jornalismo na luta contra a corrupção no Brasil". O evento faz parte do 8º Diálogos da Comunicação, iniciativa da Diretoria de Comunicação e Marketing da CIC em parceria com a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) seccional Serra Gaúcha.
Com bom-humor, Cunha defendeu que o combate à corrupção não é papel só da imprensa, mas de todos que querem um país sério. Nesse contexto ganha destaque o trabalho do jornalista, de buscar a verdade independente do partido que esteja no poder. Com o exemplo de como a imprensa de oposição e governista noticiaria a passagem bíblica na qual Moisés abre o Mar Vermelho, mostrou que muitas vezes os jornalistas transmitem ideologias políticas no Brasil apesar do discurso de imparcialidade.
- Isso define esse Ca-Ju que existe hoje no jornalismo. Isso é uma disfunção da profissão. Jornalista só serve a um patrão: a população.
O jornalista apresentou números mostrando o crescimento da Internet em detrimento das outras mídias e como os investimentos do governo em publicidade não acompanham essa mudança. Também citou parte da história política recente do Brasil, explicando o quadro político atual do país.
Natural de Caxias do Sul, Cunha tem uma longa e reconhecida trajetória no jornalismo, marcada por prêmios como o Esso, Jabuti, Vladimir Herzog e Casa de Las Américas. Em 2011, recebeu ainda o título de Notório Saber em Jornalismo, o primeiro concedido pela Universidade de Brasíliaì (UnB) em meio século de existência. Tem passagens pelas redações dos jornais Zero Hora, Estadão, O Globo, Correio Braziliense, Diário da Indústria e Comércio e Jornal do Brasil, além de revistas como Veja, Playboy e Afinal. Durante o regime militar, foi dirigente da primeira cooperativa de jornalistas do Brasil, a Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre (Coojornal), e colunista da publicação alternativa de mesmo nome, considerada a maior do estado e uma das maiores do país no período.
Política
CIC Caxias debate o papel do jornalismo no combate à corrupção
Jornalista Luiz Cláudio Cunha foi o palestrante da reunião-almoço desta segunda-feira
GZH faz parte do The Trust Project