Seguindo a tradição, nesta quinta-feira as ruas de diversos municípios da Serra ficam mais coloridas. Os tapetes de Corpus Christi, feitos com serragem tingida ou agasalhos a serem doados, criam um cortejo para a presença de Jesus Cristo no mesmo dia da semana em que Ele celebrou a Santa Ceia.
Em Caxias do Sul, a missa na Catedral começa às 14h30min e em seguida há procissão no entorno da Praça Dante Alighieri. Os tapetes com cobertores começam a ser feitos às 12h30min da quinta-feira. Na comunidade católica do Bairro Galópolis, pelo 10º ano confecção dos tapetes de serragem começa às 20h da quarta-feira. Às 9h30min de quinta haverá missa, seguida de procissão ao redor da praça.
Na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Farroupilha, a missa acontece às 15h, com encenação do Evangelho, seguida de procissão no entorno da catedral. Este ano a paróquia não vai confeccionar tapetes.
Em Antônio Prado, os tapetes com agasalhos doados devem tomar toda a quadra em frente à Igreja Matriz a partir das 8h de quinta-feira. A missa em frente ao tempo inicia às 15h, mas não haverá procissão.
Na Matriz de Garibaldi, a procissão ocorre logo após a Santa Missa Campal, marcada para as 9h30min. Os tapetes de serragem começam a ser feitos às 6h e devem cobrir 415 metros em quatro ruas, na escadaria e no largo em frente à Igreja Matriz São Pedro. Haverá postos para coleta de alimentos não perecíveis e material de limpeza, que serão doados a entidades beneficentes de Garibaldi.
Em Bento Gonçalves três comunidades participam da celebração. As igrejas Cristo Rei e São Roque realizam missa às 9h, seguidas de procissão ao longo dos tapetes de serragem colorida. Na Igreja Santo Antônio acontece Missa Campal e procissão a partir das 15h. A Trezena está marcada para as 18h.
Já em São Marcos, a colocação da serragem colorida dos tapetes começa às 6h. Serão 2 mil metros quadrados de desenhos, que envolvem 800 voluntários. A missa acontece às 15h.
Em Flores da Cunha a programação inicia às 9h30min com missa em frente à Igreja Matriz, procissão e bênção ao Santíssimo Sacramento, além de tapetes de serragem. Ao meio-dia haverá almoço partilhado no salão paroquial (cada romeiro deve levar um prado de doces ou salgados). Às 13h30min inicia a caminhada de fé até o Eremitério Frei Salvador, em torno de dois quilômetros do centro da cidade, seguida de missa com bênção da saúde, dos pães, das mudas de hortaliças e de sementes, que serão distribuídas aos romeiros.
Religiosidade
Católicos se preparam para o Corpus Christi na Serra
Em Caxias do Sul e Antônio Prado, tapetes serão feitos com agasalhos doados
GZH faz parte do The Trust Project