Os 49 municípios da Serra Gaúcha abrangidos pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul, com sede em Caxias, vacinaram 64% do público alvo até a quinta-feira, o que corresponde a 201.500 pessoas. No estado, o índice ficou em 59,48% e, no país, apenas 38,6% das pessoas que integram os grupos prioritários foram vacinadas. A meta é atingir 80% do público alvo. A vacinação começou no dia 27 de abril no Rio Grande do Sul e 04 de maio no restante do país. A campanha encerra nesta sexta-feira.
Conforme a responsável técnica pela Vigilância Epidemiológica e Imunização da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ana Maria Rocha, chama atenção a baixa procura de crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos, gestantes que deram à luz há 45 dias e até de profissionais da área da saúde no caso de alguns municípios, como Caxias do Sul, fato considerado atípico. Também fazem parte do público alvo as pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, indígenas, população carcerária, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas.
Em Caxias do Sul, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde atualizados até a segunda-feira, o índice de cobertura chegou a 45%, ou 48.400 pessoas. Os idosos foram os que mais compareceram, com índice de pouco mais de 50%, seguidos das mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, com índice próximo de 50%. O índice de trabalhadores da área da saúde está em cerca de 30%. O município aguarda decisão do Ministério da Saúde sobre possível prorrogação da campanha.
Em Bento Gonçalves, 68% do público-alvo foi vacinado até a quinta-feira, o que corresponde a 18.866 pessoas. O município também aguarda posição do estado sobre prorrogação, o que provavelmente deverá ocorrer. Conforme a 5ª Coordenadoria, é aguardada uma posição da Secretaria Estadual de Saúde do RS sobre prorrogação da campanha até a tarde.
A vacina protege contra os subtipos do vírus influenza H1N1, H3N2 e B. O tempo entre a vacinação e a eficácia da vacina é de 15 dias. Segundo o Ministério da Saúde, em alguns casos pode haver reações: após a aplicação da vacina, pode ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção. Esse efeito costuma passar em 48 horas. O Ministério também informa que a vacina é contraindicada para pessoas com história de reação prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Confira os 15 municípios da Serra que já atingiram a meta:
Alto Feliz
Boa Vista do Sul
Gramado
Guabiju
Jaquirana
Nova Araçá
São Jorge
Vale Real
Vila Flores
Vista Alegre do Prata
Santa Tereza
Bom Jesus
Muitos Capões
Pinhal da Serra
Protásio Alves