Ainda que a fé seja grande, é preciso também de bastante preparo físico para suportar a caminhada que percorre 20 quilômetros entre a Estrada dos Romeiros e o Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Afinal, são mais de três horas de exercício.
Confira a estrutura oferecida no percurso:
O trajeto leva milhares de pessoas todos os anos em romaria, e exige alguns cuidados para que o passeio religioso não cause dor de cabeça e machucados. As precauções ajudam a garantir uma caminhada segura e saudável.
Para aguentar a maratona, é necessário cuidar do físico e da alimentação. Roupas e sapatos devem ser confortáveis. Se tiver sol, é importante usar protetor solar. No caso de chuva, lembre-se de ir de bermuda ou legging, porque a chuva pode deixar a roupa mais pesada e dificultar o exercício, lembra o professor de educação física e preparador físico Daniel Vist, de Caxias do Sul. É indicado também acordar 1h30min antes do exercício, tempo necessário para que o corpo desperte para uma maratona.
- Para evitar bolhas, passe vaselina em todo o pé e depois coloque a meia. Não irá escorregar dentro do tênis e te fará suportar longas distâncias sem machucados -aconselha Vist.
Dores no corpo, tontura e suor excessivos são indicativos que é hora de encerrar a caminhada. A alimentação deve ser leve, antes, durante e depois da caminhada.
Segundo a nutricionista Carin Weirich Gallon, a ingestão de carboidratos é indispensável, pois são nutrientes considerados energéticos. Os sedentários devem alongar o corpo antes e depois da romaria.
OS CUIDADOS
:: Leve agasalhos leves, inclusive bermuda ou legging, já que a previsão indica chuva, o que pode deixar a roupa mais pesada.
:: Não esqueça do protetor solar e nem do boné
:: Use roupas claras para estar visível no trânsito
:: Leve água ou um Gatorade
:: Não consuma gorduras ou bebida alcoólica na noite anterior
:: Acorde 1h30min antes do começo da caminhada, para o corpo despertar
:: Além de usar calçado confortável, passe vaselina em todo o pé e depois coloque a meia. Isso evitará bolhas
:: Não se empolgue nas descidas: muscularmente, ela prejudica mais o corpo que as subidas.
:: Sinais como tontura, suor em excesso, mal estar ou bolhas indicam que você deve parar o exercício
:: Em caso de chuva, leve a capa de chuva.
:: No final da caminhada, faça um alongamento.
* Dicas de Daniel Vist, professor e preparador técnico
Saúde
Romaria de 20 quilômetros até Caravaggio, em Farroupilha, pede cuidados
Veja como cuidar do corpo antes e depois do percurso
GZH faz parte do The Trust Project