A falta de cinco medicamentos no Centro Especializado de Saúde (CES) de Caxias do Sul motivou pedido de providências do Ministério Público à Secretaria Estadual da Saúde. O Estado, por meio da 5ª Coordenadoria Regional, respondeu ao MP, que o fornecimento de três medicamentos deve ser regularizado até o dia 15 de maio, enquanto outros dois remédios ainda não tem prazo para serem colocados à disposição da comunidade.
De acordo com a nota da secretaria, os fornecedores agendaram entregas para o dia 07 e 14 de maio, sendo que três medicamentos devem ser repassados a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde logo em seguida. No entanto, dois remédios tratam-se de demanda judicial e não estão disponíveis no estoque para atendimento em Caxias.
Esses dois medicamentos estão em fase de licitação para contratação de distribuidora, e somente após o processo ser concluído, o fornecimento será regularizado. A falta de remédios chegou ao Ministério Público a partir de reclamações de pacientes que precisam da medicação.
Medicamentos em falta, conforme o Ministério Público:
Clopidogrel 75mg - código 9649;
Ezetimiba 10 mg + Sivanstatina 20mg - código 12683;
Losartana Potassica 50mg - código 9651;
Rivastigmina 18mg - código 13627;
Tolterodina, tartar. (LA) 4mg - código 13885