A Secretaria de Trânsito vai remanejar fiscais para diminuir transtornos causados pelas obras do SIM Caxias. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo Secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho, em entrevista ao programa Gaúcha Hoje, na Gaúcha Serra. De acordo com ele, a falta de sinalização indicando os pontos das obras e apontando desvios foi um erro cometido pela secretaria.
Marrachinho admitiu que antes do começo das obras, a expectativa era de que motoristas conseguiriam desviar facilmente desde que fossem informados antecipadamente. Porém, isso não se confirmou. Para resolver o problema, parte dos 56 fiscais de trânsito do município serão deslocados para atuar de forma a orientar os motoristas e reduzir os impactos no trânsito.
- Nós entendíamos que com informação antecipada e com um mínimo de sinalização as pessoas conseguiriam interpretar as mudanças que aconteciam. Recentemente percebemos que o volume de interferência é natural que as pessoas se atrapalhem - explicou.
Com a mudança de atuação dos fiscais, deve haver impacto no atendimento de acidentes com danos materiais. Isso porque o número de fiscais deveria ser pelo menos o dobro. Para resolver, além da contratação prevista de novos fiscais, o centro de Caxias terá fiscalização eletrônica.
Sobre o ritmo das obras, Marrachinho disse que abertura de novas frentes de trabalho ocorre para evitar que equipes precisem ser desmobilizadas e mobilizadas novamente, o que aumenta o custo da obra. Além disso, os corredores devem estar prontos ao mesmo tempo para que o sistema comece a operar, o que está previsto para janeiro. As obras devem terminar em outubro.
Com a operação definitiva, são esperados 3,5 mil passageiros por hora na estação Floresta. O secretário disse ainda que o ponto mais crítico das obras já passou e que agora começa fase de liberação dos trechos bloqueados. Um deles é o do início da Sinimbu, previsto para a semana que vem.