Atualmente não sou assídua frequentadora da Igreja Católica, mas sou cristã. No entanto, sou uma grande questionadora dos critérios que animam as decisões de qualquer evento que se passe no mundo.
>> Veja como será a cerimônia de ordenação do padre Leomar, em Caxias
Tenho ficado surpresa com a incoerência entre o falar e o agir verdadeiramente cristão, porque é contratestemunho entre a mensagem do Papa Francisco, que está fazendo um grande e louvável esforço para que os cristãos voltem às raízes do verdadeiro cristianismo, ou seja, viver como Jesus viveu: HUMILDE e SOLIDARIAMENTE.
Sou vizinha da Catedral Diocesana, e nesta quarta-feira, quando passei na frente do templo, tive a impressão de que estavam organizando um show sensacional tipo Festa da Uva ou Carnaval. Perguntei, então, aos senhores que estavam armando os toldos (nove toldos transparentes, mais a praça, e a Sinimbu que será trancada ao trânsito, já caótico) de que se tratava. E eles refrescaram a minha memória (pois já havia lido no jornal), que se tratava da ordenação episcopal do padre Leomar Brustolin.
Então entendi o que li no jornal e que o padre Leomar havia declarado: "Assim que recebi a notícia da minha nomeação comecei a programar a festa da minha ordenação".
Tal qual um bispo da Idade Média que mandava construir palácios para si e suas famílias, padre Leomar teve um surto de megalomania.
Explico: já tive a oportunidade de participar de solenidades tão ou mais importantes dentro da Catedral, tal como a ordenação episcopal de Dom Paulo Moretto, quando tive a honra de falar em nome dos leigos, diante de centenas de bispos, padres e autoridades em uma cerimónia solene - mas sóbria.
Da mesma forma, o novo bispo, Dom Alessandro, conservou o comportamento pregado e vivido pelo Papa Francisco que, ao assumir, convocou os bispos e cardeais do mundo todo a terem mais HUMILDADE e SOBRIEDADE. Pois parece que padre Leomar não assimilou e adotou os critérios ditados por Jesus e ressaltados pelo Papa Francisco...
Que pena!
Opinião
Vera Vanin: a fogueira das vaidades
Vizinha da Catedral de Caxias, ela fala sobre a ordenação do padre Leomar Brustolin
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: