Caxias do Sul vai ganhar nos próximos anos novos recursos para a área de atendimento e pesquisa para animais. A obra do hospital veterinário da Universidade de Caxias do Sul está prevista para começar no segundo semestre deste ano. O projeto já está finalizado e prevê um prédio de quatro andares com capacidade para atender a toda demanda da Serra.
A criação da estrutura está agora na fase de encaminhamento das licenças prévia e de instalação. O imóvel vai ficar em um terreno do Travessão Solferino, próximo ao Bloco 57, na Cidade Universitária.
De acordo com o pró-reitor acadêmico, Marcelo Rossato, a intenção é a criação de um centro veterinário inclusive com atendimento ao público. Além disso, os atendimentos hospitalares serão apenas parte do serviço, já que a estrutura também vai contar com pesquisa e inovação agropecuária.
- Para identificação de uma doença específica, hoje existem várias clínicas na região. Nem todas têm condições de comprar equipamentos caros ou laboratórios avançados para detectar doenças ou (fazer) diagnóstico. Então a proposta é de que neste centro existam todos os laboratórios e equipamentos necessários para isso. As clínicas poderão encaminhar os exames para esta central para depois fazer o atendimento nas suas clínicas, como funciona basicamente em todos os hospitais - explica Rossato.
O orçamento para a obra deve ser concluído ainda neste mês junto à Fundação da Universidade de Caxias do Sul. Os recursos para a gestão também poderão ser obtidos por financiamento a partir de projetos desenvolvidos pelos próprios professores e pesquisadores.
Apesar de ter o início previsto para o segundo semestre, as obras ainda dependem da aprovação de licenças de diversos órgãos, como a Fundação Estadual de Proteção Ambiental e a prefeitura. A previsão é de que a estrutura esteja em funcionamento pleno em 2017. Porém, segundo Rossato, o centro vai começar a operar em etapas, conforme os pavimentos forem concluídos e novas disciplinas do curso forem abertas.