Em Caxias do Sul, o protesto antigoverno ocorre na tarde deste domingo, com concentração a partir das 15h na Praça Dante Alighieri. Uma caminhada começa às 16h, pela Avenida Júlio de Castilhos em direção à Rua Feijó Junior, em São Pelegrino. O retorno à Praça Dante será pela Sinimbu. A previsão é que o protesto se encerre às 18h30min.
GALERIA DE FOTOS: confira imagens do protesto
Leia também: Protesto em Caxias do Sul reúne cerca de 60 mil pessoas
Os ônibus que transitariam pela Rua Sinimbu são desviados a partir da Avenida Itália pela Avenida Rio Branco, acessando a Rua Olavo Bilac e seguindo pela Antônio Prado. Depois, sobem a Dom José Barea e retornam à Sinimbu somente na Treze de Maio, já que há obras nos corredores a partir da Praça Dante.
Acompanhe ao vivo a cobertura:
17h50min: Organizadores agradecem a presença de todos e encerram o protesto. Segundo a Brigada Miliar, cerca de 60 mil pessoas participaram da manifestação deste domingo.
17h46min: Novos gritos de "fora PT" são entoados enquanto muitos manifestantes continuam indo embora.
17h43min: Últimos manifestantes chegam na praça.
17h40min: Muitos participantes da manifestação se dão as mãos enquanto cantam o Hino Nacional.
17h36min: Segundo os organizadores, a ideia é cantar o Hino Nacional, fazer um agradecimento e dispersar.
17h31min: Alguns manifestantes começam a ir embora. Previsão é que o protesto se encerre às 18h30min.
17h28min: O carro de som está posicionado sob um toldo em frente à praça, voltado para a catedral.
17h20min: Últimos manifestantes sobem a Sinimbu na altura do largo do Padre Giordani. Um mar de pessoas vai em direção à praça. Organizadores aguardam a chegada de todos no local.
17h15min: Manifestantes que descem a Júlio de Castilhos na quadra da Coronel Flores acenam e batem palmas para os que estão subindo a Sinimbu.
17h10min: Depois de percorrer a Júlio de Castilhos, a Feijó Jr. e a Sinimbu, grupo de manifestantes se aglomera em frente da Catedral.
17h08min: Brigada Militar confirma a prisão de duas pessoas durante as manifestações de Caxias do Sul. Elas estariam brigando na Praça Dante Alighieri.
17h06min: Protesto alcançou um total de 14 quadras lotadas.
17h05min: Dezoito policiais militares acompanham a manifestação atrás da fila.
17h03min: A cada esquina, manifestantes acenam aos que ainda descem a Júlio. Organizadores falam em 60 mil participantes.
16h59min: Helena Marcon defende o fim da urna eletrônica por achar que há fraudes.
16h57min: Integrantes da maçonaria se juntam ao protesto. Fila ainda está grande e já alcançava a Rua Borges de Medeiros.
16h53min: Há participantes de outras cidades da região. Nova Roma do Sul, por exemplo, mandou caravana.
16h51min: Manifestantes chegam ao bairro São Pelegrino pela Júlio de Castilhos.
16h52min: Passeata agora será afunilada porque o corredor de ônibus da Sinimbu está em obras.
16h50min: Moradores da Rua Feijó Junior apoiam a manifestação das janelas.
16h49min: Todos vibram com a informação de que há um milhão de pessoas na Avenida Paulista. Organizadores voltam a destacar que o ato de hoje é pacífico e que nada deve ser depredado.
16h47min: Manifestantes que chegaram antes à Feijó Jr. aguardam o carro de som.
16h46min: Farmácia na Júlio de Castilhos fecha as portas temendo a ação de vândalos.
16h42min: Enquanto parte dos manifestantes já chega à Rua Moreira César, ainda há grande concentração na Praça Dante.
16h40min: Chegando na Rua Coronel Flores, manifestantes gritam "Povo na rua, PT a culpa é tua".
16h38min: Cartazes dizem que o juiz Sérgio Moro e Joaquim Barbosa são heróis.
16h35min: Voltam os gritos de "fora Dilma". A fila já chegou na Moreira César e há centenas de pessoas na praça ainda tentando acessar a Júlio. Manifestantes entoam ainda frases como "Fora PT, leva a Dilma com você" e "Vem para a rua".
16h30min: Protesto conta com apoio de funcionários de farmácia, que se manifestam na porta do estabelecimento.
16h26min: Fila da caminhada é grande. Público da praça e arredores ainda não conseguiu acessar a Avenida Júlio de Castilhos.
16h24min: Organizadores pedem silêncio em frente ao Hospital Pompéia. Agora os manifestantes marcham em silêncio.
16h44min: Cena inusitada em meio ao protesto:
16h18: Organizadores do protesto estimam que 12 mil pessoas estão participando da manifestação em Caxias do Sul. Eles pedem para que a população ocupe as ruas e deixe as calçadas livres.
16h16min: Junara Zotti, 52 anos, e o marido Cirlon Lima, 53, caracterizados com nariz de palhaço protestam contra a corrupção.
16h15min: Grupo desce lentamente a Júlio e agita as bandeiras do Brasil.
16h14min: A Brigada Militar ainda não divulgou o número de participantes do protesto em Caxias do Sul.
16h11min: Um manifestante mascarado foi cercado pelos demais e arrastado para fora do grupo. A passeata começou ao som do hino.
16h10min: Manifestantes gritam "Fora PT" e o Hino Nacional é cantando a capela. Eles estão munidos de apitos e cornetas.
16h05min: Começa a organização para a saída da caminhada com dicas de como se comportar. O pessoal se organiza atrás do carro de som. Sugestão é para todos andarem somente na rua. Os organizadores pedem que todos de posicionem na praça atrás do carro de som, mas muitos já estão na Júlio, por onde o grupo vai partir. Os contêineres já foram devidamente removidos.
16h03min: Joceli Fagundes vendeu quase todas as bandeiras que sobraram da Copa do Mundo. Segundo ele, a comercialização foi "a preço camarada".
16h: Os manifestantes chegam de todas as partes. A Praça Dante Alighieri já está tomada de pessoas, grande parte com camisetas nas cores verde a amarelo.
15h53min: Multidão vinda de São Pelegrino sobe a Júlio para se juntar com a massa do centro.
15h50min: Próximo à Praça Dante Alighieri, manifestantes seguram faixa com erro de português. A palavra "foge" foi escrita com a letra "j".
15h45min: Família Delazzeri ajudou a confeccionar mais de 40 cartazes para o protesto há uma semana. Pai, mãe e filho vieram do bairro Kayser.
15h35min: Professora aposentada pelo Estado, Maria de Lordes De Boni, 55, usa uma sacola na cabeça escrito "chega de impostos" e "pátria amada" para protestar.
15h30min: O quadrilátero entre as ruas Pinheiro Machado, Sinimbu, Andrade Neves e Feijó Jr. tem trânsito trancado. Neste momento todos cantam o Hino Nacional.
15h27min: Cleber Vidor, 22 anos, trouxe carro de som voluntariamente para protestar contra a alta carga de impostos.
15h18min: A quadra da Júlio de Castilhos entre as ruas Marquês do Herval e Dr. Montaury está lotada. Há um carro de som entre os manifestantes. Alguns gritam "Fora PT".
15h11min: Manifestantes começam a chegar à Praça Dante Alighieri usando, a maioria, roupas verde e amarelo e portando bandeiras do Brasil.
15h56min: Marina Pretto Lorena e Antônio Souza dos Santos não são caminhoneiros, mas seguram uma faixa em apoio as recentes manifestações da categoria.