A Diocese de Caxias do Sul lançou, na manhã desta quarta-feira, a Campanha da Fraternidade 2015 no Espaço Mater Dei, na Catedral Diocesana. A campanha, que tem como tema Igreja e Sociedade, e lema Eu vim para servir, ocorre de 18 de fevereiro a 5 de abril, período que compreende a quarta-feira de cinzas e o domingo de Páscoa.
Este ano, o tema vem ao encontro do que o Papa Francisco vem pregando, que é a igreja a serviço da sociedade, representada, no cartaz da campanha, pelo próprio Papa beijando um pé descalço.
- Uma igreja que não está a serviço da sociedade trai o seu fundador. O Papa nos chama para uma igreja diferente, uma igreja de serviço - diz o bispo Dom Alessandro Ruffinoni.
Uma das formas de a entidade se aproximar da sociedade é através dos projetos de caridade desenvolvidos pela Cáritas Diocesana, como a Pastoral do Migrante.
- Esse gesto concreto da igreja a serviço da sociedade vai se concretizar nas Pastorais. Um dos desafios é acolher o migrante que está chegando. Eles não precisam só de oração, precisam de um lugar para dormir, ajuda para providenciar documentação e trabalho - explica o bispo.
Além das Pastorais, a igreja pretende intensificar o trabalho nas casas terapêuticas para dependentes.
A Campanha da Fraternidade é promovida anualmente pela Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB) no tempo da Quaresma. A nível nacional, ela acontece desde 1964, com o objetivo de ressaltar os critérios do Evangelho de Jesus Cristo.