Representantes da empresa Traçado, responsável pelos dois lotes do Crema Serra, vão se reunir na semana que vem com a nova direção do Daer para tratar do repasse de recursos para a obra. A empresa quer acertar o cronograma e os detalhes do recebimento do dinheiro antes de movimentar novamente as máquinas.
As obras pararam no final do ano passado para o acerto dos recursos e também para as férias coletivas dos trabalhadores. No início do ano, foram retomados os trabalhos de conserva, como roçada e tapa-buraco. A troca do asfalto, no entanto, ainda depende da reunião da próxima semana. De acordo com o fiscal do Daer, Marcos Antônio de Oliveira Ferreira, a primeira camada de asfalto já foi aplicada em oito quilômetros dos 100 previstos no lote da RSC-470 e da ERS-324. A segunda camada não foi aplicada em nenhum ponto no trecho.
Já na Rota do Sol, 16 quilômetros já receberam a segunda camada asfáltica e dependem apenas de reforço na sinalização e recuperação dos acostamentos. Outros 40 quilômetros estão com a primeira camada concluída. Ainda falta iniciar os trabalhos nos 13 quilômetros entre Décio Ramos e Lajeado Grande, em São Francisco de Paula.
De acordo com o fiscal do Daer responsável pela Rota do Sol, Paulo Meister, as obras na rodovia estavam em ritmo mais lento desde setembro. As equipes não trabalhavam mais aos finais de semana devido à dificuldade da Petrobras em fornecer matéria prima. Mesmo com a retomada das obras nas próximas semanas, a expectativa é que elas não ocorram nas manhãs de segunda e tardes de sexta, devido ao fluxo de veranistas. A medida seria por segurança dos funcionários e para evitar acidentes por causa do fluxo.