A prefeitura de Caxias do Sul iniciou a poda de árvores para facilitar o desfile do Carnaval na Rua Plácido de Castro. O serviço está sendo executado pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). A chamada poda de condução prevê a retirada de galhos na parte inferior das copas que dão para o lado da rua. Os galhos que pendem para a calçada serão preservados. Em média, cada árvore perderá de dois a quatro galhos.
>> Enquete: Você concorda com a transferência do desfile de carnaval de Caxias para a rua em frente à Maesa?
A justificativa da prefeitura é de que o corte é necessário para a passagem dos veículos das escolas de samba. Caso contrário, as alegorias poderiam enroscar nas plantas. Moradores e trabalhadores da Plácido não gostaram da intervenção:
- Ficou bem ruim, principalmente porque acabou com a sombra no estacionamento de rua e na entrada dos estabelecimentos comerciais - conta Marina Reys Cárcamo, 17 anos, funcionária de um escritório.
Se a poda é necessária, a instalação das arquibancadas para o público assistir ao desfile não deve interferir na paisagem, garante o município. A estrutura será montada sobre a calçada, que mede 5,7 metros de largura, do lado oposto ao prédio da Maesa e junto à Praça Monteiro Lobato. Uma planta pequena será retirada da Plácido e replantada em outro ponto próximo. O desfile começará entre as ruas Pedro Tomasi e Vereador Mário Pezzi e seguirá até a Treze de Maio.
A pavimentação da rua, alvo de disputa e polêmica em Caxias, deve começar na próxima semana.