As agremiações esperam ser chamadas até o final desta segunda-feira pela Associação das Entidades Recreativas, Esportivas, Culturais e Carnavalescas de Caxias do Sul e Região Nordeste do RS (Assencar) para uma reunião sobre o impasse que envolve o asfaltamento da Rua Plácido de Castro. Caso isso não aconteça, as próprias escolas irão convocar uma reunião. A confirmação é do presidente da Mancha Verde, atual campeã do Carnaval de Caxias, Claudio Spigollon Junior, o Dinho. Segundo ele, as agremiações precisam decidir se o carnaval deste ano sai ou não sai e onde serão realizados os desfiles.
No sábado, a reportagem da Gaúcha Serra entrou em contato com 11 das 12 agremiações caxienses. Quatro disseram que não participam do desfile se ele acontecer em rua não asfaltada. Além da Mancha Verde, Incríveis do Ritmo, Unidos da Tia Marta e Unidos da Zona Norte argumentam que não há condições de evoluir no paralelepípedo.
>> Enquete: Você concorda com a transferência do desfile de carnaval de Caxias para a rua em frente à Maesa?
A transferência dos desfiles da Sinimbu para a Plácido de Castro foi anunciada no dia 12. Na quinta-feira, uma liminar foi expedida impedindo o asfaltamento da Plácido de Castro. A decisão da Justiça atende a uma ação que questiona a obra na rua, com o argumento de que o asfaltamento descaracteriza o conjunto da Maesa, prédio que está em processo de tombamento.
A prefeitura irá apresentar recurso ao Tribunal de Justiça hoje. O resultado do estudo técnico sobre a viabilidade do asfaltamento da Plácido de Castro também será divulgado na tarde desta segunda-feira. Na semana passada, uma vistoria da equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Obras constatou que a rua possui problemas de drenagem e que isso pode inviabilizar o asfaltamento do trecho.
Polêmica
Escolas de samba aguardam reunião para decidir futuro do carnaval de Caxias
Quatro agremiações não desfilam se folia for realizada em rua não asfaltada
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: