Se a Rua Plácido de Castro não for asfaltada e a prefeitura mantiver o carnaval de Caxias do Sul na via, a festa pode não acontecer esse ano. Pelo menos quatro escolas de samba decidiram que não desfilam no calçamento. Mancha Verde, Incríveis do Ritmo, Unidos da Tia Marta e Unidos da Zona Norte argumentam que não há condições realizar o carnaval em uma rua não asfaltada.
- Não tem como. Então, que volte para a Sinimbu - diz Claudio Junior Spigollon, o Dinho, presidente da Mancha Verde, atual campeã do carnaval de Caxias.
>> Enquete: Você concorda com a transferência do desfile de carnaval de Caxias para a rua em frente à Maesa?
>> Blog Memória: Ainda sobre a Plácido de Castro...
A carnavalesca da Incríveis do Ritmo Marisa Silva dos Santos destaca que a transferência da Rua Sinimbu para a Plácido de Castro foi uma decisão da prefeitura, não uma exigência das agremiações:
- Não foram as escolas que exigiram que fosse lá. Nós fomos comunicados na segunda-feira, dia 12, que seria na Plácido. Não há condições de desfilar em paralelepípedo. Seria retroceder.
As escolas Pérola Negra, São Vicente, Acadêmicos XV de Novembro, Acadêmicos do Arsenal e Protegidos da Princesa também ressaltam as dificuldades em realizar o desfile em uma rua não asfaltada e esperam uma reunião com a Associação das Entidades Recreativas, Esportivas, Culturais e Carnavalescas de Caxias do Sul e Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Assencar) para tomar uma decisão em conjunto.
- Acho que o desfile tem de acontecer de qualquer forma. Com asfalto ou sem asfalto, a gente tem que ir pra avenida, mas vai prejudicar o desempenho, compromete um monte. Mas se a maioria das escolas não quiser, nós não desfilamos também", adianta Jovelino Souza, presidente da Protegidos da Princesa.
As escolas Nação Verde e Branco e Filhos de Jardel não se opõem ao desfile em trecho não asfaltado. A Imperatriz do Vale não foi localizada pela reportagem para comentar o assunto. A transferência dos desfiles da Sinimbu para a Plácido de Castro foi anunciada no início da semana. Na quinta, uma liminar foi expedida impedindo o asfaltamento da Plácido de Castro. A decisão da Justiça atende a uma ação que questiona a obra na rua, com o argumento de que o asfaltamento descaracteriza o conjunto da Maesa, prédio que está em processo de tombamento.
Polêmica
Carnaval de Caxias do Sul corre risco de não acontecer
Quatro escolas de samba já decidiram que não desfilam em rua não asfaltada
GZH faz parte do The Trust Project