Depois de constatar novamente os problemas enfrentados no Pronto Atendimento 24h, em Caxias do Sul, o prefeito Alceu Barbosa Velho convocou uma reunião e cobrou a abertura imediata da UPA Zona Norte. Ele esteve reunido com gestores da Secretaria de Saúde e do PA para analisar medidas de readequação da escala médica, já que havia apenas um médico atendendo os pacientes nos últimos dias. O grupo discutiu ainda a possibilidade de contratações especiais para os finais de semana e o planejamento antecipado da escala de fim de ano.
Outra medida adotada será a compra de aparelhos de ar-condicionado. Na segunda-feira, a reportagem do Pioneiro constatou que o calor de quase 30ºC na sala de espera do Postão era amenizado por apenas um ventilador, sendo que o ar-condicionado e o outro ventilador estavam desligados.
De acordo com os gestores do PA 24h, 70% das pessoas procuram o espaço sem necessidade, pois não se enquadram em casos de urgência ou emergência.
- Existem problemas no Pronto Atendimento 24H e estamos trabalhando para solucioná-los. Mas a situação geral é diferente. Nossas UBSs são bem equipadas e possuem equipes treinadas e qualificadas. Também há diversos programas de prevenção e atenção básica em funcionamento - afirma a secretária de Saúde, Dilma Tessari.
Depois da reunião, o prefeito determinou que a Procuradoria Geral do Município trabalhe em parceria com as secretarias da saúde e de recursos humanos e logística no estudo das medidas para readequação da escala de médicos.