Dois anos após a inauguração do Sistema Marrecas, em Caxias do Sul, o Samae trabalha para fechar 2014 abastecendo 8 mil unidades de consumo. Desde setembro, 5 mil endereços dos bairros Jardim das Hortênsias e Castelo são abastecidos pelo Marrecas. A meta é chegar a mais 3 mil ainda neste ano, do Serrano e do Capivari. O índice ainda é muito abaixo do anunciado na pomposa inauguração de 22 de dezembro de 2012: abastecer 250 mil pessoas.
A presidente Dilma Rousseff (PT) veio inaugurar a obra, a maior realização do então prefeito José Ivo Sartori (PMDB), mas no ano e meio seguinte nada aconteceu e sobraram críticas. Após diversos atrasos e sob o argumento de que Caxias não tinha problemas de abastecimento, a água do Marrecas chegou às torneiras somente no dia 13 de setembro deste ano. Uma cerimônia com direito a brinde com água da represa e corte de fita oficializou a abertura.
Os primeiros bairros a receber água do Marrecas eram abastecidos pelo Faxinal. A mudança não consiste apenas em mero fechamento e acionamento de comportas porque, em alguns pontos, o fluxo é invertido. Toda a água do Faxinal é levada à Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa, no início da Rua Pinheiro Machado e, de lá, distribuída morro acima em direção à região do São Ciro. O contrário ocorre com a água proveniente do Marrecas. Ela segue à ETA Morro Alegre, em Vila Seca, de onde desce por gravidade.
Para chegar ao Serrano e ao Capivari ainda este ano o Samae está concluindo a instalação de uma bomba. No início de 2015, a intenção é abastecer São Ciro, Diamantino e parte do Sagrada Família. Depois será a vez de Ana Rech. Dentro de um ano e meio, a região Norte (bairros na área do Santa Fé) deve ser abastecida pela nova represa de Caxias. Para essa etapa será necessária uma adutora orçada em R$ 26 milhões. A licitação deve ser lançada no primeiro trimestre de 2015.
- Queremos chegar a 300 litros por segundo, atendendo a 20% da demanda - projeta o diretor-presidente do Samae, Edio Elói Frizzo.
Abastecimento
Inaugurado há dois anos em Caxias do Sul, Sistema Marrecas deve abastecer oito mil casas ainda em 2014
Além de Jardim das Hortênsias e Castelo, Samae quer levar água da barragem aos bairros Serrano e Capivari
GZH faz parte do The Trust Project