Alvo de polêmica desde que inaugurada em 2008, a estátua de Nossa Senhora de Caravaggio, que fica na rótula de acesso da RSC-453, em Farroupilha, terá novo destino no próximo ano: ela ficará em um estacionamento na Rua Dom José Barea, próximo ao Santuário Diocesano.
A decisão da prefeitura, que encomendou e pagou a imagem naquela época, atende a um pedido da comunidade de Caravaggio e também da reitoria do Santuário. A imagem desagradou fiéis e moradores da Serra por ter traços não tão delicados.
O estacionamento que será a nova sede para a imagem, poucos metros antes do Santuário, também abriga camelôs durante as romarias. Como o espaço é amplo, o serviço continuará a ser oferecido. A estátua ficará no fundo do terreno e terá proteção para evitar vandalismos.
- A santa ficará em um espaço nobre, visível e protegido. E o mais importante: longe da polêmica - avalia o padre Gilnei Fronza, reitor do Santuário.
O secretário de Turismo, Fabiano Picolli, afirma que o processo legal de transferência será feito no próximo ano. Enquanto isso, a nova estátua de Caravaggio está sendo esculpida em um galpão no Santuário desde março. A previsão é que fique pronta até o fim de janeiro do próximo ano.
A atual imagem que está na RSC-453 era disputada também pela comunidade de Caravagetto, perto de Nova Milano.
Nossa Senhora de Caravaggio
Imagem de santa que foi alvo de polêmica irá para estacionamento próximo ao Santuário, em Farroupilha
Transferência ocorrerá quando nova estátua estiver esculpida
GZH faz parte do The Trust Project