A abertura de envelopes da licitação para passarela do Ecoparque, em Caxias, foi adiada após um pedido de impugnação realizado pela empresa Finger & Sommer Engenharia e Consultoria LTDA. A concorrência era para contratar a empresa que fará o projeto executivo da estrutura.
A abertura dos envelopes estava prevista para ocorrer nesta sexta-feira. A alegação da empresa para o pedido de impugnação era de que a licitação restringia a concorrência. Isso porque o edital solicitava comprovação de experiência do engenheiro elétrico para o projeto de iluminação. Como nem todas as empresas dispõe de engenheiros nesta situação no quadro de funcionários, a Finger & Sommer protocolou o pedido.
De acordo com a Arquiteta da Secretaria do Meio Ambiente, Fernanda Frigeri Horn Bigarella, após a avaliação do pedido, a decisão foi de manter a exigência do atestado. Em contrapartida, o texto foi alterado para permitir a terceirização do serviço por parte da empresa vencedora. A nova data de abertura dos envelopes é 20 de janeiro.
A passarela terá estrutura metálica e vai servir como pista de caminhada interligando o Jardim Botânico ao restante do Complexo Dal Bó, formando o Ecoparque.