O vereador oposicionista Rodrigo Beltrão (PT) afirmou na tarde desta terça-feira na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul que o Sistema Marrecas, inaugurado no último sábado, foi desligado em razão de um problema técnico.
Segundo o petista e também candidato a deputado estadual, o reservatório situado ao lado da empresa Mundial, na Rota do Sol, foi construído em um nível muito baixo, impedindo que a distribuição da água chegue, por gravidade, até os bairros Serrano, São Ciro e São Cristóvão.
>> Confira uma galeria de fotos do Sistema Marrecas
O Marrecas foi projetado para distribuir água por gravidade, sem uso de bombas, desde a estação de tratamento do Monte Alegre, em Vila Seca, ponto mais alto de Caxias. Presidente do Samae, Eloi Frizzo admite que o Sistema eventualmente é desligado:
- O reservatório de Monte Alegre tem oito milhões de litros acumulados, e o da Mundial outros cinco milhões. Como ainda estamos em fase de testes, gastando menos de 50 dos 200 litros por segundo que projetamos distribuir inicialmente, está sobrando água nos reservatórios. Por isso, para evitar transbordamento ou desperdício, desligamos.
Abastecimento
Vereador coloca Sistema Marrecas, que distribui água em Caxias, sob suspeita
Segundo Rodrigo Beltrão (PT), o reservatório situado ao lado da empresa Mundial, na Rota do Sol, foi construído em um nível muito baixo