O início do recapeamento asfáltico da Avenida Itália, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul, depende do término de uma obra na Avenida Júlio de Castilhos, entre as Ruas Teixeira Mendes e Dr. Bozano. A intervenção faz parte do pacote de obras do Sistema Integrado de Mobilidade, o SIM Caxias.
A Avenida Itália vai ser utilizada no eixo leste-oeste do transporte coletivo e vai ganhar corredor de ônibus. As ruas Pinheiro Machado e Teixeira Mendes, em São Pelegrino, também integram o pacote de recuperação do SIM Caxias.
De acordo com o presidente da Codeca, que executa as obras, Valter Webber, a nova camada asfáltica da Pinheiro Machado, a partir da Feijó Júnior e a da Rua Teixeira Mendes, entre a Pinheiro e a Júlio já estão prontas. Falta apenas a sinalização, que será realizada pela secretaria de Trânsito.
As próximas etapas são a recuperação da Teixeira Mendes, entre a Júlio de Castilhos e a Avenida Itália, assim como da própria Avenida Itália. Somente depois que a intervenção na Avenida Júlio de Castilhos terminar, no entanto, é que essas obras vão ter início.
- Em seguida entraremos na Teixeira Mendes, mas também depende da conclusão de obras que outra empresa está executando na Av. Júlio. Se não teríamos que interromper vias de alta rotatividade. Então, concluindo o serviço na Júlio, será feita a Teixeira Mendes e a Avenida Itália ficaria por último - explica Webber.
De acordo com o secretário de Obras, Adiló Didomênico, a construção de uma rede pluvial na Avenida Júlio de Castilhos, entre as ruas Teixeira Mendes e Dr. Bozano, não foi recebida pela prefeitura porque o trabalho não ficou satisfatório. A via, então, foi aberta novamente na semana passada e o término é previsto para final desta semana. Nesta quarta-feira, uma reunião entre os envolvidos na obra vai definir o cronograma.