O futuro Plano de Arborização de Caxias do Sul teve sua primeira "semente" plantada na manhã desta segunda-feira. Foi quando iniciou-se o levantamento das espécies que irão compor o Inventário Municipal de Arborização Urbana, trabalho coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente.
A primeira espécie inventariada foi uma paineira-rosa (Ceiba Speciosa), localizada na entrada do Parque dos Macaquinhos. O descerramento de uma placa, acompanhado pelo secretário do Meio Ambiente, Adivandro Rech, pelo prefeito Alceu Barbosa Velho, comunidade e representantes da ONG Conselho das Árvores, marcou o início dos trabalhos.
O inventário chega como uma ferramenta para a identificação de problemas ambientais na área urbana. E garantirá uma espécie de certidão de nascimento a cada árvore dentro do município.
- É um instrumento fundamental para a gestão ambiental - avaliou Rech.
O objetivo é fazer o levantamento de todas as árvores em passeios públicos e canteiros. Cada espécie será avaliada levando em conta o diâmetro, porte, estimativa de altura, nome científico, família a qual pertence, estado fitossanitário e conflitos com equipamentos públicos, como calçadas e fiação.
- O trabalho vai garantir um laudo de cobertura vegetal, devidamente registrado com GPS, mostrando o estado de conservação das áreas verdes, as riquezas da biodiversidade e a identificação de espécies ameaçadas - explicou o biólogo e mestre em Botânica Martin Grings, um dos técnicos contratados.
A Legalize Assessoria Ambiental Ltda, empresa vencedora da licitação para a elaboração do Inventário, tem 14 meses para concluir os trabalhos. O investimento da prefeitura é de R$ 600 mil.
Meio Ambiente
Mapeamento das árvores de Caxias do Sul começa pelo Parque dos Macaquinhos
Trabalhos do Inventário da Arborização Urbana tiveram início na manhã desta segunda-feira
GZH faz parte do The Trust Project