Para ampliar a segurança do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, de Caxias do Sul, o Estado, em conjunto com o Governo Federal, entregou nesta segunda-feira, um caminhão de bombeiros para o terminal. A entrega foi realizada pelo o Secretário Estadual de Infraestrutura, João Victor Domingues. Na oportunidade, ele ressaltou a importância do ato para que a cidade se enquadre no PAC Aeroportos, que tem o objetivo de desenvolver a aviação regional.
- Este novo caminhão muda a categoria do aeroporto. Vai para categoria seis, e isso garante outra condição de aeronaves que podem decolar e descer em Caxias. Enquanto o aeroporto de Vila Oliva não está inaugurado, tratamos de garantir a infraestrutura necessária para o aeroporto atual continuar funcionando a pleno - disse Domingues.
Com a chegada do novo caminhão, o aeroporto de Caxias poderá receber aeronaves com capacidade para mais de 180 passageiros. Atualmente, o local recebe aeronaves de até 144 lugares. O novo caminhão de bombeiros custou R$ 1,6 milhão - 90% do valor do investimento é da União e 10% do governo do Estado.
Nesta semana, representantes do Departamento Aeroportuário do Rio Grande do Sul irão até Brasília para verificar como está o processo do novo aeroporto de Vila Oliva. A Secretaria Estadual de Infraestrutura já tem a avaliação das áreas que devem ser desapropriadas. Mas, ainda não há data definida para a conclusão das desapropriações para viabilizar a construção do novo aeroporto de Caxias.
- A Procuradoria do Estado já consolidou o trabalho em relação à individualização dos recursos disponíveis para isso. Acredito que tenhamos condições, logo em seguida, de realizar o primeiro ato de desapropriação para poder passar esta área para o município - afirmou o secretário Domingues.