O movimento foi intenso na tarde desta sexta-feira na Igreja São Pio X. A comunidade fez questão de se despedir do padre Ênio Tarasconi, 88 anos, que morreu na noite de quinta, vítima de câncer. O velório, que começou pela manhã no Memorial São José, foi transferido para o Pio X por volta das 14h30min. Minutos depois, a nave da igreja já estava lotada de amigos e fieis.
O bispo emérito de Caxias, Dom Paulo Moretto, mesmo com a saúde debilitada, fez questão de dar adeus ao amigo. Sentado ao lado do caixão, rezou inúmeras Ave Maria em coro com os presentes:
- Padre Ênio foi uma pessoa generosa, com grande coração. Nunca foi mesquinho. Sua generosidade o ajudou a compreender e ajudar as pessoas.
Para Leomar Brustolin, pároco da Catedral, padre Ênio marcou a cidade com seu estilo acolhedor, empreendedor e profundamente religioso.
- Seu zelo pela Igreja impeliu-o a colaborar na construção de novos templos nas diferentes comunidades da cidade. No final da vida, quem o visitou, ouviu-o repetir: Deus foi muito bom para comigo! - contou.
O velório segue até a manhã deste sábado. O sepultamento ocorre às 9h30min. Padre Ênio será enterrado dentro da igreja. De acordo com Joone Fachinelli, procurador da Diocese, o sepultamento no interior do templo é uma forma de reconhecimento pelo trabalho prestado pelo pároco na comunidade.
- Normalmente, os bispos são enterrados dentro das catedrais. Mas a diocese reconhece que o trabalho de padre Ênio foi muito importante e ele merece esta homenagem.
Ênio será sepultado na entrada da igreja. É o segundo padre sepultado no interior de uma igreja em Caxias do Sul. O primeiro foi padre Eugênio Ângelo Giordani, em São Pelegrino.
Missas
Sexta: 18h
Sábado: 9h30min (sepultamento) e às 18h
Homenagem
Velório do padre Ênio Tarasconi leva multidão à Igreja do Pio X em Caxias
Ato fúnebre foi transferido para o templo em que sacerdote atuou durante 43 anos
GZH faz parte do The Trust Project