Um grupo de 25 meninas de faixas etárias e interesses diversos se reúne semanalmente, nas sextas-feiras à noite, na Associação Cultural de Nova Petrópolis. Em comum, elas têm o amor pela música e a vontade de se expressar, por meio do canto. São as Meninas Cantoras de Nova Petrópolis, um dos grupos mais tradicionais e queridos do município, que completa 15 anos em 2014.
O debut será comemorado com um concerto gratuito nesta segunda-feira, às 20h30min, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. Além das atuais cantoras, estarão presentes meninas de gerações passadas, que constituíram a trajetória do grupo.
Fernanda Volts, 24, ingressou no coro quando ele foi fundado em 1999, e permaneceu até 2006. Agora, ela voltará ao palco para celebrar a história que ajudou a construir.
- Só posso dizer que estar em contato com as meninas do atual grupo e rever minhas ex colegas cantoras é extremamente prazeroso. Um verdadeiro encontro de almas! Nós estamos nos divertindo tanto, estamos aprendendo a nos expressar de forma que nosso corpo demonstre ao público as reais emoções que o canto proporciona -comenta.
História
Na época de sua fundação, o grupo das Meninas Cantora tinha uma característica mais formal. Com o passar dos anos, ele foi se modernizando e conquistou o coração da cidade.
- As meninas tem fãs na comunidade, pessoas que acompanham as apresentações e assistem à evolução delas ano a ano - comenta a atual regente do coro, Cristiane Ferronato.
Com um repertório eclético que vai da música erudita à MPB, as meninas tiveram um projeto aprovado na Lei de Incentivo a Cultura (LIC) Estadual em 2011. O espetáculo Entre Elas circulou o Brasil apresentando músicas consagradas por cantoras brasileira do Século 20.
Em 2012, as Meninas Cantoras participaram do festival internacional de coros Corearte, em Barcelona. Este ano, o festival veio para o Brasil e terá apresentações em municípios da Serra durante essa semana.
O grupo hoje
Fernanda Seefeld, 19, está no grupo há 10 anos e garante que aprendeu muito nesse período.
- Eu descobri que, se a gente quiser, com companheirismo, podemos conseguir tudo. Todo mundo pode cantar - destaca.
É acreditando no desenvolvimento desse potencial que o grupo se mantém. Atualmente, não é mais necessário fazer testes vocais para ingressar no coro. Ele está aberto a todas as meninas, a partir dos 10 anos.
- O objetivo não é exatamente formar musicistas, mas ampliar a interação delas com as áreas artísticas, aprimorar a expressão e a interação social - explica a regente.
Interessadas podem entrar em contato pelo fone (54) 9986.3903.